O fisiologista e preparador físico da Seleção de Beach Soccer da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Plácido Andrade, ministrará uma palestra na Uniplac, no dia 25 de setembro.
O evento, aberto à comunidade acadêmica e externa, marca o lançamento oficial das novas pós-graduações em saúde e esporte, que ampliam as possibilidades de formação para profissionais interessados na área.
As especializações esportivas incluem cursos em Fisiologia e Prescrição do Exercício, Musculação, Treinamento e Força e Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva. Segundo a coordenadora de pós-graduação lato sensu, Sabrina Lopes Ern, o objetivo é preparar profissionais para atuar em diferentes frentes do esporte, unindo teoria e prática.
Plácido virá direto da Guatemala, onde acompanha a Seleção Brasileira em uma série de amistosos internacionais contra a seleção local, realizados entre os dias 15 e 22 de setembro. Bacharel em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição de Treinamento e cursando especialização em Ciência e Prática do Esporte de Alto Rendimento, Andrade é também docente nos cursos de Educação Física e Psicologia na Faculdade Doctum/ES.
Além disso, é criador da Database Sports, plataforma de sistemas para gestão de dados no futebol, e da Performance Isoinerciais, que constrói aparelhos com resistência isoinercial para treinamento de força.
Cursos e áreas de atuação
A instituição também oferece especializações que atendem tanto demandas específicas quanto formações mais amplas. “Hoje nós procuramos fazer, dentro de todas as áreas, especializações que atendam a mais de um segmento. Um exemplo é a pós em Neurodiversidade, aberta a qualquer pessoa portadora de diploma de ensino superior”, explica Sabrina.
Na área de gestão, há cursos como Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Gestão de Políticas Sociais, além do lançamento de uma pós em Finanças e duas voltadas ao Direito. Na saúde e psicologia, as opções são variadas, incluindo cursos que complementam a formação esportiva.
A instituição procura sempre utilizar laboratórios e estudos de campo para aprofundar a experiência prática. “Por exemplo, em uma pós de avaliação psicológica, os alunos utilizam materiais de testes na clínica-escola, aprendendo a manuseá-los para aplicar no futuro”, detalha Sabrina.
Uma das pós em fisiologia do exercício inclui 114 horas de prática em academias, e outra especialização em análises clínicas é realizada inteiramente dentro dos laboratórios da instituição.
Os encontros das pós-graduações acontecem a cada 15 dias, nas sextas-feiras à noite e aos sábados, manhã e tarde. Algumas disciplinas são oferecidas de forma remota.
“Nos finais de semana, o aluno tem uma imersão intensa e já consegue aplicar os conteúdos na sua área de atuação na semana seguinte”, destaca Sabrina.
O corpo docente é formado por mestres, doutores e especialistas que atuam diretamente no mercado. “A nossa pós é voltada ao saber fazer. O professor não traz só teoria, mas mostra como aplicar na prática, porque ele vive essa realidade no dia a dia profissional”, reforça.
Os cursos têm duração média de 12 a 18 meses, com carga mínima de 360 horas. Com a nova regulamentação do Ministério da Educação (MEC), algumas especializações não exigem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tornando o processo mais ágil. Nas áreas em que as associações de classe exigem, como enfermagem, odontologia e engenharia, o TCC segue obrigatório.
Diferenciais e facilidades
A Uniplac mantém convênios com órgãos públicos e privados que reconhecem a qualidade da formação. “Grandes instituições já têm convênio conosco. Empresas de recrutamento e seleção também olham para o currículo com a Uniplac com outros olhos”, afirma Sabrina.
Para ampliar o acesso, a universidade oferece uma política de descontos. Egressos têm 20%, novos alunos podem negociar 10%, e outros convênios variam de 30% a 40%. Também há benefício de indicação, que garante mais 5% de desconto. O parcelamento pode ser feito em até 36 vezes.
A visão de futuro da pós-graduação na instituição tem como objetivo incentivar a especialização como caminho para a diferenciação no mercado. “A graduação te qualifica, mas a pós-graduação te diferencia”, resume Sabrina.
Fotos: Arquivo pessoal
Deixe seu comentário