Foram investidos aproximadamente R$ 5,2 milhões na realização do evento, dos quais, R$ 1,3 milhão foram provenientes dos cofres da Prefeitura de Lages
A 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, realizada entre os dias 6 e 22 de junho deste ano em Lages, foi tema de entrevista coletiva de imprensa na manhã de terça-feira (15 de julho), com a apresentação de dados sobre os impactos sociais e econômicos do evento.
O novo formato da Festa, batizado de “Raízes”, foi destacado como um modelo bem-sucedido de inclusão, geração de renda e valorização cultural, reafirmando Lages como referência no turismo de inverno de Santa Catarina.
“A Festa Nacional do Pinhão foi um sucesso. Acreditamos neste novo formato como uma edição histórica. Celebramos a cultura com mais de 125 atrações durante os 17 dias de Festa. A Sapecada foi um sucesso e não sairá mais do Centro da cidade, será mantida no final de semana, como ocorreu este ano. Sabemos que podemos aprimorar ainda mais para a 36ª edição”, ressalta a prefeita de Lages, Carmen Zanotto.
Reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado como uma das maiores celebrações do calendário turístico catarinense, a Festa Nacional do Pinhão movimenta diversos setores da economia regional.
Foram investidos aproximadamente R$ 5,2 milhões na realização do evento, dos quais, R$ 1,3 milhão foram provenientes da Prefeitura de Lages - um valor abaixo do que havia sido inicialmente orçado e também inferior ao montante investido em edições anteriores, de acordo com a organização.
R$ 2 milhões repassados pelo Governo do Estado e o restante arrecadado com apoiadores por meio de parcerias. Segundo o secretário da Fazenda, Evandro Frigo Pereira, que apresentou com detalhes os investimentos e arrecadação da Festa.
“Cerca de R$ 1,9 milhão do recurso estadual foi aplicado diretamente em mídia, palcos e shows nacionais, como Yasmin Santos e Corpo & Alma.” O Município ainda recebeu pouco mais de R$ 160.000,00 de outorga da Festa à exploração dos bares nos shows nacionais, e R$ 1,6 milhão de patrocinadores. Todos os detalhes estão disponíveis no Portal da Transparência do Município.
Um dos pontos mais elogiados foi o novo modelo de acesso gratuito aos shows, com ingressos nominais, o que resultou em mais segurança e organização. Ao todo, 40 câmeras com reconhecimento facial foram instaladas no Centro, além de um reforço de 80 policiais militares no efetivo. De acordo com pesquisa aplicada durante o evento, aproximadamente 90% do público declarou satisfação com a experiência.
A participação de entidades sociais, cooperativas e produtores locais também foi destaque. O impacto econômico direto nas entidades, Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat) e artesanato foi de R$ 2,2 milhões, demonstrando a força do evento enquanto propulsor da economia solidária e da cultura local.
No comércio lageano, conforme levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as vendas cresceram em média 20% durante o período da Festa.
A participação de empresários no novo formato, somada ao concurso de vitrines promovido entre os lojistas, também gerou grande movimentação no setor.
A secretária de Turismo, Ana Vieira, salienta que “Lages entra de forma definitiva nas rotas do turismo da Serra Catarinense. A Festa Nacional do Pinhão foi essencial para isto, pois impulsionou o comércio local, elevou a ocupação da rede hoteleira, fortaleceu o turismo cultural e aumentou o fluxo de visitantes no Mercado Público.”
No segmento turístico, os primeiros levantamentos apontam alta taxa de ocupação hoteleira, especialmente nos dias de shows nacionais. Alguns hotéis tiveram lotação máxima especialmente no último final de semana da Festa.
A comunicação da Festa também teve desempenho expressivo. O executivo de Comunicação, Diogo Schimitz, aponta: “De forma orgânica, os conteúdos oficiais alcançaram mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais. Foram produzidas 137 pautas durante os 17 dias de programação, com destaques na mídia estadual e nacional, projetando a imagem de Lages e da Serra Catarinense.”
Com forte adesão popular, destacou a organização, ampla participação das entidades sociais e impactos significativos na economia formal e solidária, a 35ª Festa Nacional do Pinhão encerra sua edição de 2025 como exemplo de evento sustentável, culturalmente relevante e socialmente transformador, contribuindo para o fortalecimento de Lages como destino turístico, cultural e comunitário.
Fotos: Nilton Wolff e Lucas Centenaro
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