Lages terá nova turma do programa Protetores Ambientais Adolescentes |
Considerado o maior programa de turismo da região da Amures, o “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa” foi destaque nesta terça-feira (2), no Prêmio Fecam – Práticas de Excelência 2025. O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (Comac) reúne, no Expocentro de Balneário Camboriú, 30 projetos finalistas do Prêmio de Boas Práticas.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, abriu a série de apresentações do prêmio explicando como foi concebido o programa “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa”.
Desde as capacitações de cerca de 70 professores multiplicadores até os projetos que estão sendo executados por alunos de escolas públicas, a iniciativa vem se consolidando na região.
“Esse programa tem o desafio de preparar as crianças para a educação turística, conscientizando sobre a importância desse setor econômico, com respeito ao patrimônio cultural, histórico, ambiental e à sustentabilidade”, declarou Manfroi a uma plateia de mais de 300 pessoas.
Ele destacou ainda os conteúdos das cartilhas que chegarão em breve nas unidades escolares. O público-alvo são professores e alunos de até 15 anos do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais da Serra Catarinense. Os educadores participaram inclusive de city tours para conhecer e compreender melhor os conteúdos propostos.
“Os professores participaram de oficinas para entender a execução do programa de forma interdisciplinar, o que facilita os trabalhos escolares que envolvem pesquisas, fotografias, redação, produção de vídeos e conteúdos diversos associados ao turismo”, acrescentou Manfroi.
Ao final da apresentação, ele exibiu um vídeo com depoimentos de alunos e professores sobre o programa, ressaltando que essa ação está apenas começando e deve ser vista como uma semente que vai gerar bons frutos e contribuir para o desenvolvimento da região por meio do turismo.
Foto: Onéris Lopes / Amures
Deixe seu comentário