<
logo RCN

Convenção da Braztoa superou expectativas e entregou o Prêmio Sustentabilidade

  • Amures

Operadoras de turismo de várias regiões do Brasil aportaram na Serra Catarinense, de 8 a 11 de abril com objetivo de identificar experiências e produtos turísticos possíveis de serem comercializados. E surpreenderam com o que encontraram nos municípios de Lages, Capão Alto, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici.

A convenção de turismo da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa é um dos maiores eventos do gênero no país e não era realizada havia dois anos, devido a pandemia. Sua retomada de forma hibrida, pela primeira vez em nove anos, foi um desafio assim como sua realização pela primeira vez, em numa região, já que o evento sempre se concentrou em um município.

O encerramento de visitação aos atrativos turísticos da Serra Catarinense, com os grupos de operadores, aconteceu nesta segunda-feira. O grupo saiu de Lages, foi à Urubici onde conheceu os atrativos do Jardim Secreto, a estrutura do receptivo, opções de lazer e restaurante do Morro do Campestre e o megaprojeto do equipamento Ecoparque Cachoeira Papuã.

Visitaram também em Bom Jardim da Serra, o Mirante da Serra do Rio do Rastro e foram recepcionados no restaurante Mensageiro da Montanha. Conheceram o ecoresort Serra do Rio do Rastro e a pousada Rota dos Cânions. Todos os operadores participantes da convenção Braztoa, tiveram a oportunidade ser recepcionado em dias diferentes pelos proprietários dos empreendimentos, prefeitos e gestores de turismo.

Os depoimentos, os operadores revelaram ter vivido experiências únicas na Serra Catarinense. "Mais do que quantidade, encontramos aqui equipamento turísticos de excelência que é o que o mercado turístico busca nesse momento. Esta convenção nos surpreendeu positivamente em todos os sentidos. Obrigado à Serra Catarinense, seus parceiros e governo do Estado que construíram este evento", declarou o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.

Prêmio de Sustentabilidade revelou projetos modelos

A entrega dos troféus do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22 aconteceu no último domingo, 10/4, no Mercado Público de Lages. E premiou os cinco ganhadores desta edição, totalmente pautada na Resiliência como tema central.

O evento encerrou a programação da Braztoa 0na Serra Catarinense recebeu o lançamento do Anuário Braztoa 2022, o ciclo de palestras SEEDS e a Convenção Braztoa 2022.

"A cada um de vocês, nosso agradecimento e nosso reconhecimento por estarem transformando suas localidades e o turismo do nosso país", disse no evento, Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.


Os premiados da Sustentabilidade

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade teve 10 finalistas de 104 inscrições. O Prêmio contou com duas menções honrosas para iniciativas que, apesar de não estarem entre as ganhadoras, mereceram destaque pela excelência dos seus projetos. Foram elas: Amastour Turismo de Favela - RJ (Amastour Turismo de Favela) e Festival Gastronômico de Tubarão - SC (Associação Empresarial - Núcleo de Gastronomia) O evento também homenageou Jose Fernandes, diretor da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, que já foi vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2012 e 2014. O empresário também foi convidado a integrar o júri das próximas edições do Prêmio.

Os premiados e homenageados receberam troféus produzidos pela Tramatusa, associação que congrega inúmeras mulheres na produção de peças decorativas com a utilização de material dispensado pela empresa Klabin, conhecido como fita tusa, priorizando características regionais e atendendo os principais requisitos do evento: a reutilização, inovação e, claro, a sustentabilidade que dá nome à premiação.

Os eventos da Braztoa só foram possíveis de realização graças às parceiras da Amures, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense - Cisama, Conselho de Turismo da Serra Catarinense - Conserra e apoiadores institucionais como SANTUR - Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Ministério do Turismo e Governo de Santa Catarina.

Durante o evento, foi anunciada a próxima edição da Convenção Braztoa, que deve ocorrer ainda em 2022: Mato Grosso do Sul.


Os cinco premiados

1ª CIttaslow do Brasil "Cidade do Bem Viver", da Secretaria Municipal de Turismo de Socorro/SP;

BWT - Better World Together 2020 - 2022;

Conexão Baré

Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias;

Vivalá durante a pandemia;


Menções Honrosas

Iniciativa: Amastour Turismo de Favela

Iniciativa: Festival Gastronômico de Tubarão

Testes nos equipamentos da Berneck provocam ruídos de alta intensidade Anterior

Testes nos equipamentos da Berneck provocam ruídos de alta intensidade

Mercado Imobiliário Próximo

Mercado Imobiliário

Deixe seu comentário