logo RCN
História

Câmara Municipal recebe palestras voltadas ao Patrimônio da cidade

  • Bruno Heiderscheidt

O Coletivo Memórias que habitamos é formado por arquitetas e urbanistas da região serrana, que realizam ações em prol da preservação do patrimônio

Durante toda a quarta-feira, o Plenário Nereu Ramos sediou o Seminário Patrimônio Cultural. O evento ocorreu das 14h às 22h, com entrada livre e gratuita.
Idealizado pelo Coletivo Memórias que habitamos, em parceria com a Escola do Legislativo da Serra, o seminário trouxe profissionais que são referências em suas áreas, como antropólogos, arquitetos e a promotora do ministério público, que abordou o tema da legislação. No primeiro momento, ocorreu uma palestra introdutória sobre o que é patrimônio; seguido de explanações mais teóricas sobre patrimônio material arquitetônico urbano, diversidade cultural na cidade de Lages e legislação.
Depois, foram realizados debates, documentários, exposições e a mesa de boas práticas, que reuniu diversos outros projetos na temática de patrimônio imaterial e grupos sociais com projetos em desenvolvimento, voltados à visibilidade cultural, com objetivo de criar também uma rede de apoio.
“Quando falamos de patrimônio hoje, falamos sobre os bens que são referências para a cultura e identidade. São as coisas do cotidiano que são importantes para o ser lageano, e isso abrange educação, planejamento urbano... Queremos contribuir com o poder público para discutir e trazer ferramentas como forma de compatibilizar a preservação do patrimônio e o desenvolvimento urbano e econômico da cidade sem que a gente perca nossa identidade”, afirma Lilian Louise Fabre Santos, membro do coletivo.
O Coletivo Memórias que habitamos é formado por arquitetas e urbanistas da região serrana, que realizam ações em prol da preservação do patrimônio. Entre os feitos, está a elaboração do mapa ilustrado do patrimônio arquitetônico de Lages, com recursos do prêmio Elisabete Anderle.


Festival do Japão será neste sábado (20) em Lages Anterior

Festival do Japão será neste sábado (20) em Lages

Patrimônio histórico será pauta de seminário na Câmara de Lages Próximo

Patrimônio histórico será pauta de seminário na Câmara de Lages

Deixe seu comentário