É bastante improvável que os próximos meses de 2024 nos tragam um evento cinematográfico de proporções tão épicas quanto ‘’Duna- Parte 2’’.
Este novo longa-metragem já está em cartaz nos cinemas e é a segunda metade da grandiosa adaptação cinematográfica que o diretor Denis Villeneuve fez do livro ‘’Duna’’ (lançado por Frank Herbert, em 1965). Ou seja, ele termina de contar a história iniciada no filme de 2021.
No primeiro longa, a nobre família dos Harkonnen se rebela contra a igualmente aristocrata Casa Atreides, com o objetivo de tomar conta do trono do planeta Arrakis e ter controle da especiaria (maior recurso natural daquela região).
Assim, o jovem protagonista Paul Atreides (Timotheé Chalamet) e sua mãe Lady Jéssica (Rebecca Ferguson) passam a ser perseguidos, mas acabam, posteriormente, encontrando refúgio ao serem admitidos entre os membros da tribo desértica dos Fremen.
Neste segundo filme, Paul acaba conquistando um status de líder político e religioso entre os Fremen, mas, para assumir o posto de Rei, ele deve enfrentar os Harkonnen em um confronto direto.
O elenco da saga ficou ainda mais estrelado nessa continuação: além de Timotheé Chalamet, Zendaya, Javier Bardem e vários outros grandes atores já vistos no primeiro filme, ‘’Duna- Parte 2’’ ainda inclui Florence Pugh (de ‘’Midsommar’’) interpretando a Princesa Irulan, Anya Taylor-Joy (de ‘’O Gambito da Rainha’’) como Alia Atreides, e Austin Butler (de ‘’Elvis’’) no papel do vil sobrinho do Barão Harkonnen, Feyd Rautha.
Assim como a obra de Frank Herbert foi um colosso (tornando-se o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos), as duas adaptações de Villeneuve para as telas também são um megassucesso: o primeiro filme chegou a vencer seis Oscars e foi indicado a outras quatro categorias (inclusive à de Melhor Filme).
Esta sequência recém-lançada, por sua vez, está sendo aclamada pela crítica e comparada a verdadeiras obras-primas do cinema, como ‘’Star Wars- O Império Contra-Ataca’’ e ‘’Senhor dos Anéis- O Retorno do Rei’’.
De acordo com Denis Villeneuve, o sucesso de ‘’Duna-Parte 2’’ pode leva-lo a dar sequência à franquia. Seguindo a ordem cronológica dos livros, o próximo passo seria dirigir uma adaptação de ‘’Messias de Duna’’ – capítulo seguinte da saga literária de Herbert.
Deixe seu comentário