logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Serra quer implantar seis rotas turísticas

Continuidade das consultorias para implantação de seis rotas turísticas, que darão mais sustentabilidade do turismo regional e apoio nas ações de divulgação, missões empresariais e nas feiras nacionais de promoção do turismo. Essas foram algumas das reivindicações apresentadas ao superintendente do Sebrae de Santa Catarina, Carlos Henrique Ramos Fonseca e ao diretor técnico estadual, Luciano Pinheiro.

A reunião coordenada pela assessora de turismo da Amures Ana Vieira, teve participação do secretário executivo Walter Manfroi e do diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori. Organizada pelo gerente regional do Sebrae, Altenir Agostini, as tratativas se desdobraram para uma capacitação dos empreendedores do turismo e ajuda na estruturação do portal turístico da Serra Catarinense.

O Sebrae acenou com a possibilidade de representantes da região participarem do evento deste ano da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa, que mobiliza operadoras de turismo e viagens da cadeia produtiva de todo Brasil.

A criação das rotas turísticas facilitará inclusive o desenvolvimento do turismo integrado, uma das principais dificuldades para o desenvolvimento do setor na região. Já a participação no Braztoa, vai reforçar a posição da Serra Catarinense como destino turístico em qualquer época do ano e não somente no inverno, quando o principal apelo é o clima.


Nesta época, o clima é uma atração a mais para a Serra Catarinense     Foto: Nilton Wolff


"É uma honra para o Sebrae/SC fazer parte de mais uma conquista para o turismo de Santa Catarina. A região serrana é rica em paisagens, cultura e lazer, e é essencial valorizar cada vez mais o turismo em nosso Estado. Só temos a ganhar com iniciativas como esta, que além de fomentar o turismo, contribuem para o desenvolvimento econômico e social dos catarinenses."

Altenir Agostini, coordenador regional do Sebrae


Bombeiros_ Estão abertas as inscrições para a admissão de voluntários ao serviço de agente temporário de serviço administrativo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do seguinte link: https://portal.cbmsc.selecao.site/edital/ver/1

São 190 vagas (7 para a cidade de Lages), para ambos os sexos, conforme necessidade do CBMSC, além de 10 vagas destinadas para pessoas com deficiência (PCD). As inscrições vão até o dia 7 de junho.


Inovação_ As indústrias catarinenses Zen SA, de Brusque, e Weg SA, de Jaraguá do Sul uniram-se para o desenvolvimento do EletroRedutor, componente que dá mais eficiência ao motor elétrico na operação de veículos elétricos. O mecanismo proporciona ganhos de autonomia e redução de custos com baterias. A aliança tem o apoio do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura, localizado em Joinville, e tem a participação também das empresas eION e Gerdau.


Reforma tributária_ Em manifesto divulgado no dia 13 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e 35 associações setoriais defendem a realização de uma reforma tributária ampla, que inclua tributos dos três entes da Federação: União, Estados e Municípios. Para as entidades, só assim será possível que o Brasil tenha um crescimento maior e alcance maior nível de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa conta com o apoio da Fiesc.


Desocupados_ A taxa de desocupação no Brasil subiu 0,8 ponto percentual e fechou o primeiro trimestre de 2021 em 14,7%, na comparação com o último trimestre do ano passado, quando o indicador estava em 13,9%. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 880 mil pessoas a mais que estão sem ocupação, totalizando 14,8 milhões em busca de emprego.

Menor do Brasil_ Não foram divulgados dados deste ano, mas no final de 2020, Santa Catarina mantinha menor taxa de desemprego do país. No quarto trimestre, a taxa de desocupação no estado foi de 5,3%, o que representa uma melhora em relação ao trimestre anterior (6,6%). O dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que SC continuava com índice bem abaixo da média nacional (13,9%), evidenciando a força de trabalho catarinense durante o enfrentamento da Covid-19.


Leão_ Até quarta-feira, 26, a cinco dias para o fim do prazo, cerca de 7 milhões de contribuintes ainda não haviam acertado as contas com o Leão. Segundo o balanço mais recente, 25.323.371 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 77,6% do previsto para este ano.Os números foram divulgados pela Receita Federal, com dados apurados até as 11h do dia 26. Neste ano, o Fisco espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário