O papel do Rio Grande na Sinfonia da Vida
A Nona Sinfonia de Beethoven, executada por uma boa orquestra, é uma coisa magnífica. Para que tudo isto ocorra, cada nota tem o seu lugar e cada músico o seu papel. Mas a pessoa mais importante é mesmo o maestro - ele conduz, faz vibrar cada uma das notas, faz cada músico entrar em cena - e sair dela - na hora certa.
A Terra é, de certa forma, um planeta sinfônico. A peça que se apresenta aqui, já há muito tempo, chama-se "Vida". O maestro tem o nome de "Evolução Natural". Os músicos são fatores tais como o vento, o clima, as alterações geológicas. E as notas são tudo o que está vivo.
Por milhões de anos a apresentação transcorreu perfeitamente, até que uma das notas decidiu que não era bem assim. Quis que toda a orquestra e a sinfonia estivessem a seu exclusivo dispor. Decidiu que era a coisa mais importante do espetáculo, e que os músicos, o maestro e todas as outras notas existiam unicamente porque ela estava ali. Essa nota rebelde, que apesar de sua pretensão não consegue viver fora do estreito espaço da pauta e da vontade dos músicos e maestro, chama-se Homem. E ele quis reger a orquestra.
No entanto, nenhuma espécie vive sozinha. E, após desafinar tremendamente, destruindo trechos inteiros da partitura, como a Mata Atlântica, que no Rio Grande e em todo o país sobrevive apenas em "ilhas" de vegetação, o homem percebeu que a sinfonia só existe como conjunto. Para que ele viva, é preciso que todos os demais seres tenham também a sua chance. Por isso, é preciso garantir a biodiversidade - a variedade dos seres vivos que existem no Planeta.
Essa delicada tarefa encontra-se nas mãos de todos os homens. E os gaúchos, por certo, têm o seu importante papel. Afinal, se o Rio - o de Janeiro - foi no início da década de 90 o ponto de encontro dos estadistas do mundo para definir o futuro da Terra, este Rio - o Grande do Sul - é, há muito tempo, um dos grandes pontos de encontro do mundo.
No Rio Grande do Sul há o encontro do clima tropical e do temperado. Das correntes marítimas. Dos animais de diferentes regiões climáticas. É por isso que o Estado conta com formações vegetais tão variadas como a Mata Atlântica, no Litoral Norte, e o espinilho, na Fronteira Oeste.
Neste Site, pretendemos apresentar essa incrível variedade das paisagens e habitats gaúchos. Com isso, ao oferecer condições para que os gaúchos conheçam o tesouro natural que têm em suas mãos, se espera que ajudem a preservá-lo, tornando o Rio Grande um trecho harmonioso da Sinfonia da Vida.
Fonte : RS virtual

Data inesquecível na vida de Manuela Arruda que comemorou seus 15 anos ao lado de familiares e amigos no Recanto Cavali, com uma festa extraordinária. Parabéns Manu!

Carla Souza recebeu os amigos com muito carinho nas comemorações do aniversário de sua filha Manuela. Na foto, um click especial ao lado da manas, Fernanda Souza Melo e Katiane Souza de Souza

Marcelo Pinto mostrou a hospitalidade do serrano e recepcionou os convidados no aniversário da filha Manuela, com muito requinte. Eduardo com o "Ribeiro na Brasa" arrasou mostrando todo seu talento na arte de fazer churrasco

Registro muito especial do empresário e pecuarista, proprietário da Fazenda Barreiro Turismo Rural, que é um baluarte da Serra Catarinense e completou, dia 1º março, seus 82 anos. Laélio Bianchini da Costa Ávila, o Tio Lelo! Parabéns!!! Que o patrão velho lhe conceda muita saúde e felicidades! Feliz Aniversário!
Deixe seu comentário