No dia 1º de junho, o jovem município de Urupema completa 34 anos de emancipação. O aniversário é celebrado justamente no mês que tem início a estação mais fria do ano, o inverno. É que a cidade é considerada a mais gelada do País, situação que foi oficializada em novembro do ano passado, por meio da Lei nº 14.255/2021 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro. Desta forma, Urupema tornou-se a Capital Nacional do Frio.
O frio intenso atrai milhares de turistas a cada ano e sempre que esfria, o município se torna cada vez mais famoso devido a imagens deslumbrantes de geadas e nevascas registradas no perímetro urbano e principalmente na área rural.
A cidade da Serra Catarinense compreende uma área de 353 KM ². Sua altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do Estado, situação que em partes explica as baixas temperaturas. Mas além do clima, a população tem o mérito de preservar o meio ambiente. Possuidora de importantes nascentes e águas límpidas, Urupema é uma das poucas cidades do mundo a criar no riacho (Rio Caronas), bem no centro da cidade, a sensível Truta Arco-íris, peixe que somente sobrevive em águas frias e limpas.
No inverno, com a ocorrência de neve e fortes geadas, as pequenas cachoeiras e vegetação rasteira transformam-se em cristais de gelo, trazendo à cidade um clima de paz e tranqüilidade.
Além do turismo que movimenta hotéis, pousadas e restaurantes, as principais fontes da economia são originadas na atividade agropecuária (maçã, batata, moranga), pecuária de corte e leite, produção de produtos orgânicos e truticultura.
História
Com a denominação de Santana, Urupema foi fundada por Manoel Pereira de Medeiros. Sua data de fundação é 25 de março de 1918. A escolha do nome foi em homenagem a Santa Ana, a qual o fundador era devoto.
Pela Lei 170 de 27 de outubro de 1923 foi criado o distrito de Santa Ana, cuja instalação ocorreu em 14 de julho do ano seguinte, subordinado ao município de São Joaquim.
A mudança do nome de Santana para Urupema, deve ter ocorrido em fins de 1943, através de um decreto do Ministro dos Transportes, à época, responsável pelos Correios e Telégrafos, pois já havia outra localidade, mais antiga, com a mesma denominação.
Fonte: IBGE
Deixe seu comentário