Os produtores rurais do município de Painel terão 10 máquinas para classificar a semente, facilitando o processo de seleção necessário para a venda. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Agricultura, Valdir Colatto, durante a abertura da 1º Pinhão Fest, no último sábado (15).
O 1º Pinhão Fest foi promovido pela prefeitura de Painel em comemoração ao título de Capital Estadual do Pinhão, que foi concedido através de um Projeto de Lei de autoria do Deputado Marcius Machado e sancionado pelo Governador do Estado Jorginho Mello.
Autoridades, funcionários públicos e a comunidade estiveram presentes no evento. O prefeito Antônio Marcos deu as boas vindas. “Imensa satisfação em fazer parte desse momento histórico para a cidade onde comemoramos o título de Capital Estadual do Pinhão e o investimento do maquinário de classificação do pinhão, que será de grande valia para nossos produtores locais”.
Durante a programação teve palestra com o professor do CAV/Udesc, Adelar Mantovani, com o tema: Situação da Araucária em termos populacionais, fonologia e genética. Militares do Corpo de Bombeiros falaram sobre os “Cuidados na Coleta do Pinhão”.
Destaque também para as apresentações do grupo Kombi Musical de Bocaina do Sul, Grupo de Arte e Cultura Querência Militar do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires/Lages, o gaiteiro Silvionei Rafaeli, o cantor Adriano e o encerramento com a dupla João Lucas e Gabriel. Ocorreu também a exposição de uma máquina classificadora de pinhão, que tem como objetivo agilizar a separação do pinhão e da falha.
O governo do Estado através da Secretaria de Agricultura já destinou R$ 150 mil para a compra destes maquinários. “A Secretaria da Agricultura quer incentivar os produtores de pinhão da Serra Catarinense, uma atividade que movimenta a economia da região e faz parte da cultura dos catarinenses. Queremos investir nas atividades locais, modernizar a colheita e valorizar esse tipo de economia sustentável”, destaca o secretário Valdir Colatto.
Safra
A colheita do pinhão iniciou dia 1º de abril e os produtores esperam uma safra de 4 mil toneladas em toda região serrana. A produção deve ser menor do que nos anos anteriores, principalmente devido aos períodos de estiagem.
Deixe seu comentário