Painel prestes a se tornar a Capital Catarinense do Pinhão
Projeto de Lei do deputado Marcius Machado (PL) foi aprovado em plenário da Alesc e segue para sanção do Governo do Estado
As mais de 500 famílias que vivem do cultivo do pinhão em Painel, na Serra Catarinense, receberam um presentão de fim de ano. Foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei nº 0324.7/2021 de autoria do deputado Marcius Machado, que reconhece o município como Capital Catarinense do Pinhão.
O deputado serrano, Marcius Machado, comemorou a aprovação do Projeto. “É o maior produtor de pinhão do Estado de Santa Catarina e o povo solicitou esse título. O próximo passo é construir um local para que possamos vender ao longo do ano, como ele é muito perecível, precisamos colocar uma estrutura de refrigeração” e ainda acrescentou, “Vamos conversar com o pessoal da Epagri, para eu possa destinar um recurso e seja possível comer uma paçoca, um entrevero, ao longo de todo o ano”.
De acordo com informações do extensionista rural da Epagri em Painel, o engenheiro agrônomo Cesar Alessandro Oliveira Arruda, cerca de 500 famílias vivem do cultivo da semente e em algumas delas, essa é a principal fonte de renda.
Neste ano, segundo Cesar, a safra do pinhão foi bastante animadora, com cerca de 3,5 mil toneladas colhidas. “Esse reconhecimento é muito importante para a produção e valor econômico. Para algumas famílias é a principal fonte de renda e para outras, a segunda, o que gera um rendimento muito bom ao produtor”, afirma.
Para o prefeito Marcos Flores (PL) o projeto incentivará os agricultores a colher mais e divulgar o município. “Muito importante para nós, um ganho muito grande”, destaca ele.
Com a aprovação em plenário, o PL segue para a sanção do Governo do Estado e, caso seja sancionado, torna-se Lei em Santa Catarina.
Deixe seu comentário