O município que se autodenomina “O Portal da Serra Catarinense”, Bom Retiro, comemora 101 anos no próximo dia 14 de janeiro.
Pode-se afirmar, que em um século de existência, muita coisa mudou para melhor, a começar pelo principal acesso, feito pela Rodovia BR-282 que faz a ligação entre a Serra Catarinense, o Oeste e o Litoral. A estrada aberta no século XVIII teve sua pavimentação concluída até o litoral somente na década de 1990.
Registros históricos apontam que os campos favoreciam a criação de gado, que com o tempo dividiu espaço com outras culturas. Atualmente Bom Retiro se destaca pela produção de milho, soja, maçã, tomate, cebola, avicultura, pecuária bovina, bubalina, ovina de corte e de leite, além disso é um dos maiores produtores de mel de Santa Catarina e o maior produtor de leite ovino do Brasil.
Mas, um município onde o inverno é bastante frio, chegando a temperaturas negativas, sendo que é predominante a ocorrência de fortes geadas, sincelo e até neve, a atividade turística ganha força a cada ano. O centro da cidade possui uma altitude de 890 metros e o ponto culminante está a 1.827m no Morro da Boa Vista, na região denominada Campo dos Padres na Serra Geral.
Desta forma, as colinas em direção a Urubici e em outras regiões, foram contempladas com investimentos que resultaram em vinhedos, vinícolas e pousadas bem estruturadas.
Esses empreendimentos colocam definitivamente o município de Bom Retiro no mapa do turismo nacional, setor que futuramente pode se tornar a principal fonte econômica, dado ao conjunto de belezas naturais, cultivadas e ou construídas pelo homem. Fruto do trabalho de pessoas que acreditam nesta terra.
Crescimento sustentável
Ciente da necessidade de se preservar o meio ambiente, em função da Legislação Ambiental e para garantir o desenvolvimento econômico do município, a administração municipal promoveu audiência pública para discutir a revisão do Plano Diretor.
É esse documento que define regras para a ocupação do solo, seja para domicílios ou empresas, bem como ambientais e de postura.
O Plano Diretor é uma garantia que o município continuará se desenvolvendo, seja na produção de frutas, pecuária e turismo, mas dentro das regras de sustentabilidade, que permitirão um futuro adequado e promissor às próximas gerações.
Deixe seu comentário