Polícias Civil e Militar realizam operação contra organização criminosa |
Há nove anos não nevava em maio na Serra Catarinense
-
Morro das Torres Urupema
Marleno Muniz/Urupema
A localidade de Cruzeiro, em São Joaquim, e os municípios de Rio Rufino, Urupema e Urubici foram as atrações da Serra Catarinense no inicio da manhã de terça-feira (17), com a chegada da primeira neve deste inverno. Há muitos anos o fenômeno não era registrado no mês de maio, a última foi no dia 7 de maio de 2013, prevista pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho.
Desde a semana passada os meteorologistas vinham anunciando a possibilidade de ocorrência de neve nas áreas mais altas da Serra Catarinense e ela começou a se confirmar no final da noite de segunda-feira, com a chegada de uma intensa massa de ar frio, de origem polar, provocando declínio acentuado nas temperaturas, quando, no mirante da Serra do Rio do Rastro, a sensação térmica chegou a -10ºC. Houve registro de rajadas de ventos de até 85km/h, o que transformou o Mirante da Serra do Rio do Rastro é o lugar mais frio do Brasil naquele momento.
Ainda na noite de segunda, São Joaquim registrou os primeiros pingos de chuva congelada, no centro da cidade, por volta das 23h30. A chuva congelada é quando as partículas de água caem congeladas das nuvens e derretem antes de chegar ao solo.
Menores temperaturas até as 6h30 de terça
Bom Jardim da Serra: -2,4ºC
São Joaquim: -0,12ºC
Urupema: 1,38ºC
Tangará: 2,81ºC
Deixe seu comentário