O Dia Nacional do Vinho é comemorado no dia 2 de junho. A data foi criada em 2017 e tem como objetivo reconhecer a importância histórica, cultural e econômica da bebida no Brasil.
Em 2024, a celebração cai em 2 de junho, mas ela é variável, pois a lei que criou a homenagem definiu o primeiro domingo de junho como a data oficial.
Conhecido por suas paisagens deslumbrantes e clima propício, o Sul do país abriga inúmeras vinícolas, entre elas, a Villa Francioni, que é considerada uma das mais importantes e renomadas vinícolas do Brasil.
Localizada em São Joaquim, a 1.260 metros de altitude, a vinícola elabora cerca de 120 mil garrafas de vinhos ao ano e possui um portfólio amplo com mais de 17 rótulos, distribuídos entre vinhos tintos, brancos, rosés, além dos espumantes e licorosos.

Para a presidente da vinícola, Daniela Freitas, o Dia Nacional do Vinho, além de reforçar a história, cultura e identidade de uma região que se destaca no cenário vitivinícola mundial, também é uma oportunidade para os amantes aprofundarem seus conhecimentos sobre a bebida.
“Esta data abre mais uma porta para que os apreciadores conheçam de perto todo o processo de produção do vinho, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento. Aqui na Villa Francioni, além das visitas guiadas, oferecemos degustação de vinhos da Enoteca e uma bela Galeria de Arte, que recebe obras nacionais e internacionais.”
Com o frio do mês de junho e a chegada do inverno, o enólogo Nei Rasera aproveita a data comemorativa para indicar vinhos apropriados para esta nova estação.
“As bebidas mais indicadas para o frio são o Villa Francioni Chardonnay e os tintos de modo geral, como o Dilor, Michelli, Francesco e tantos outros.”
A Villa Francioni, que atualmente é administrada pelos conselheiros André, Adriana e Daniela Freitas (presidente), é pioneira dos vinhos de altitude em Santa Catarina e está no mercado desde 2001.
A meta dos sucessores é manter a tradição e os ensinamentos do fundador Dilor de Freitas, trazendo sempre novidades e inovação para os amantes do vinho e das artes.
Deixe seu comentário