Polícias Civil e Militar realizam operação contra organização criminosa |
-
Município tem no turismo uma das principais fontes de renda
Divulgação
Situação favorável é confirmada pela prefeitura, que afirma estar com todas as contas em dia e com dinheiro em caixa
Avaliando apenas as riquezas geradas no município, seria possível afirmar que Capão Alto é o mais rico da Serra Catarinense. Segundo o IBGE, com base no movimento econômico de 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) Per Capita do município foi de R$ 54.182,00, superando todos os demais municípios da região. Esse cálculo é feito dividindo-se a riqueza gerada pelo número de habitantes. Na prática, significa dizer que a administração municipal tem mais recursos financeiros para investir no bem estar das pessoas. O município é grande em extensão, um dos maiores da região, mas possui, segundo a última estimativa do IBGE, apenas 2.467 habitantes.
A economia diversificada favorece a superação de desafios. “Não dependemos de apenas um produto ou segmento”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaisson Moraes da Silva. Ele comenta que Capão Alto produz grãos, tem indústrias, cria gado e, mais recentemente, explora o turismo, segmento que para ele tem um grande futuro e deve contribuir muito com o município.
A Indústria gera cerca de 150 empregos diretos; a prefeitura oscila, mas responde por outros 360 e o turismo já oferece 133 postos de trabalho. “É uma nova força que está chegando com bastante velocidade. Com o passar dos anos será uma grande fonte de geração de empregos em Capão Alto, é isso que nossa secretaria acredita,” aponta Jaisson.
Aliado ao turismo, tem a produção de mel, de morango e vitivinicultura, setor explorado por uma vinícola local. A maior queijaria de queijo serrano também está em Capão Alto.
Para Jaisson, o município está crescendo, mas o desafio é convencer a população. Ação neste sentido é realizada nas escolas. Trata-se de um trabalho de posicionamento, não para as pessoas de fora, mas para a própria população.
“É um trabalho de formiguinha, fazendo o capão altense conhecer e acreditar em Capão Alto. Saber que o nosso município é rico. Ninguém melhor que as crianças para atuarem como multiplicadoras dessa ideia.”
Questionado se todo esse recurso reflete na qualidade de vida da população, Jaisson explica que a prefeitura está com as contas em dia e com dinheiro em caixa. Essa condição facilita a aplicação de recursos em praticamente todas as áreas sociais, como na educação e na saúde. “Sabemos das nossas deficiências e estamos trabalhando para melhorar. Fazer tudo é impossível, mas trabalhamos de forma responsável. Isso demonstra o respeito com o dinheiro da população, que deve ser investido em prol dela,” conclui.
PIB / Per Capita
Município Valor (R$)
Capão Alto 54.182
Correia Pinto 48.376
Palmeira 42.248
Otacílio Costa 41.158
Lages 35.366
São Joaquim 33.206
Campo Belo do Sul 32.614
São José do Cerrito 31.619
Bom Retiro 31.496
Fonte: IBGE /Base (2019)
Deixe seu comentário