-
Mauro Maciel
O local foi distrito de Lages desde 1899 até a emancipação, em 1994
O município de Painel, denominado como a Capital Catarinense do Pinhão, comemora dia 7 de agosto seus 29 anos de emancipação político/administrativa. Para celebrar a data, a prefeitura organizou várias ações que se estendem de hoje, sexta-feira, a domingo. São eventos que estimulam a participação popular, a exemplo de missa e cavalgada.
Nesta sexta-feira (4), a ideia é mobilizar a comunidade ainda pela manhã, com a realização de uma gincana do exercício. No período também haverá a distribuição de material para higiene bucal e concurso de receitas. À tarde ocorre uma tarde dançante.
O primeiro compromisso de sábado será a concentração, por volta das 7hs, das pessoas que farão parte da cavalgada turística. Os aventureiros sairão do parque de exposições e passarão por vários locais considerados pontos turísticos. Neste dia também ocorre a 1ª Ginca Painel, mateada e a 1ª Campanha Lixo Zero.
O domingo começa com missa na igreja matriz. À tarde, as atrações se concentram no parque de exposições com a realização de vários shows. Para estimular a participação, não será cobrado ingresso.
História
A colonização da cidade aconteceu no final do século XIX por imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, bem como alemães. O local foi distrito de Lages desde 1899 até a emancipação, em 1994. No início da década de 1880, a comunidade era chamada de Quarteirão do Portão, mais popularmente Portão. Então, em 1885, o nome da localidade foi alterado para Painel.
A origem do peculiar nome da cidade não tem uma versão única e há duas teses para sua origem. Uma delas seria a presença de um viajante que, encantado com a paisagem, disse que a vista da localidade era como se fosse um painel pintando. A outra corrente indica que o nome teria se originado em razão de um cidadão negro muito querido na cidade, chamado Noel. Ele passou a ser conhecido como Pai Noel, daí passou a Painel. Os habitantes são denominados painelenses.
Clima_ O clima da cidade é mesotérmico úmido. A temperatura média anual é 16ºC. Contudo, no inverno é muito frio, há possibilidade de neve.
Economia_ Um setor importante na economia é a fruticultura e pecuária. Também destaca-se a piscicultura como ponto forte. O município é o principal produtor estadual de pinhão, atividade que contribui com a renda de centenas de famílias.
Gastronomia_ Destacam-se na gastronomia pratos típicos regionais, tendo o principal ingrediente o pinhão que é nativo da região. Entre os principais pratos estão o entreveiro serrano, paçoca de pinhão, truta recheada com pinhão, pinhão na chapa, pinhão cozido e a tradicional sapecada de pinhão.
Turismo_ Painel possui muitas atrações turísticas, como passeios no interior, trilhas, pesca esportiva, turismo equestre, visitas culturais e a praça central, Igreja Matriz de São Sebastião que fica no centro de Painel, em frente à rua principal, letreiro escrito “Eu amo Painel”.
Para quem quer sentir o frio, bem como temperaturas abaixo de zero, a melhor época para visitar é o inverno. Por outro lado, para apreciar as belezas naturais e fazer atividades ao ar livre, o restante do ano é propício.
Deixe seu comentário