Polícias Civil e Militar realizam operação contra organização criminosa |
Cerca de 20 idosos compõem, atualmente, a animada turma que se reúne na Unidade Básica de Saúde do Bairro Esquina, em Urubici, todas as segundas e sextas-feiras.
É o “Movimente-se com Alegria”, grupo criado pela Secretaria de Saúde do município, que visa incentivar a prática de atividades físicas na comunidade.
Mais que isso, busca também cuidar da saúde mental, uma vez que os participantes, por meio destes encontros, têm a oportunidade de socializar e fazer novas amizades, algo essencial em um período da vida onde a sensação de solidão pode ser o gatilho para uma possível depressão.
De acordo com a coordenadora do grupo, Eliane Lobo, durante a pandemia, muitos idosos se viram em uma situação de isolamento e sedentarismo, uma combinação que pode desencadear diversas enfermidades físicas e psíquicas.
Eliane, que é fisioterapeuta e adepta de terapias naturais, alia a prática da sua profissão com uma abordagem mais integral, conciliando corpo e mente.
Para a senhora Lúcia Macedo, uma das mais antigas participantes, o grupo proporcionou não apenas mais saúde, mas também uma oportunidade de fazer novos amigos.
“É o meu momento de diversão e relaxamento”, confessa. Mesmo os membros mais recentes já sentiram a diferença: a senhora Maria Pessoa que é hipertensa experimentou uma redução na dosagem dos medicamentos e uma melhora notável nos índices glicêmicos após algumas semanas.
Segundo a orientadora de educação física da turma, Daniele Delfino, é essencial que haja uma conscientização da necessidade da atividade na terceira idade, “e a prática em grupo acaba servindo como um estímulo para criar uma rotina saudável entre eles”, pontua.
Deixe seu comentário