Polícias Civil e Militar realizam operação contra organização criminosa |
40 anos: Otacílio Costa antecipa comemoração
Segunda-feira será feriado municipal em Otacílio Costa, mas o município antecipou em uma semana a comemoração dos seus 40 anos de existência. Com entrada franca, a 6ª Festa Nacional da Madeira teve shows, trilha jeep, corrida de automóveis e o primeiro Fórum Brasileiro do Pinus.
É que a exemplo de Correia Pinto, Otacílio Costa tem no setor florestal um dos principais pilares da economia. São milhares de empregos gerados na indústria papeleira, de chapas de madeiras ou plantio, transporte e corte de toras, a maioria pinus, situação que justifica a realização do fórum.
Ano a ano, a produção de grãos também ganha força. Da mesma forma, a indústria têxtil, metal mecânica e o comércio diversificam e consolidam a economia do município que possui quase 20 mil habitantes, segundo números do IBGE. Nos grãos são 120 hectares de feijão, 400 de soja e 2.200 de milho.
O IBGE também traz outras informações interessantes. O PIB per capita (geração de riqueza dividida pelo número de habitantes) é alto. São R$ 41.157,57, com base na movimentação financeira de 2019, um dos maiores de Santa Catarina.
O salário médio mensal pago aos trabalhadores é de 2,9 salários mínimos, o mais alto da Serra Catarinense e o 10º maior de Santa Catarina. São números assim que classificam Otacílio Costa como a terceira maior economia da região, perde apenas para Lages e São Joaquim.
Infraestrutura
Boa parte da cidade de Otacílio Costa apresenta ruas pavimentadas. A SC-114, que corta a cidade, foi revitalizada pelo Governo do Estado para melhorar o fluxo de veículos e a segurança. O município é dotado ainda de um hospital, postos de saúde, várias escolas e creches. Trata-se de um município jovem, mas com grandes perspectivas de desenvolvimento.
Deixe seu comentário