Gariba e Zízimo disputarão o segundo turno da eleição para reitor |
Nos municípios de menor porte é comum as eleições serem definidas por uma pequena quantidade de votos. Mas este ano, em Lages, apenas 56 votos garantiram a vitória de Antonio Ceron diante de Carmen Zanotto. Quase nada, se analisarmos que 123.001 eleitores estavam aptos a votar no maior município da Serra Catarinense.
Com sua vitória, Ceron manteve a representatividade do PSD na região. O partido tinha quatro prefeituras em 2016 e manteve as mesmas quatro em 2020. O PP tinha cinco e manteve a mesma quantidade. O PSDB também conseguiu manter as duas conquistadas há quatro anos.
Já o PR tinha duas e não ficou com nenhuma; o MDB tinha três e perdeu uma; O PT não conseguiu manter a única prefeitura que administrava; a mesma situação vive o PSB.
Já o PSL conseguiu conquistar duas prefeituras, São Joaquim e em Anita Garibaldi. Mesmo com a saída do presidente Jair Bolsonaro, o partido mostrou força na região. Em Lages, o PSL teve como candidato Lucas Neves, que ficou em terceiro lugar na corrida para a prefeitura.
Outro partido que conquistou duas prefeituras foi o PL. Ele elegeu o prefeito de Painel e garantiu a reeleição de Fernanda Córdova em Palmeira. O Republicanos, que não tinha nenhuma prefeitura, elegeu o administrador do município de Ponte Alta. Esse município era o único administrado pelo PT.
As estatísticas das últimas eleições mostram que o Partido dos Trabalhadores (PT) não tem muita força na Serra Catarinense, nem mesmo quando o assunto é eleição presidencial. Em Lages, o PT foi representado por Cleimon Dias, que recebeu apenas 1.486 votos, ou 1,81% dos votos válidos do município. Psol, do Professor Ed e o Patriota de Airton Amaral não tiveram melhor sorte. Fizeram apenas 911 e 636 votos, respectivamente.
Em Anita Garibaldi o candidato mais votado foi João Cidinei da Silva, mas ele não aparece como eleito e sim com a observação: Anulado Subjudice. O segundo mais votado é Henrique Menegazzo do PSL.
Mulheres
Em épocas diferentes, Arlita Pagani administrou o município de Urupema e Marta Regina Goss esteve a frente da prefeitura de Bocaina do Sul. Nestas eleições, Carmen Zanotto disputou em Lages e não ganhou por apenas 56 votos. Mas Fernanda Córdova mostrou força ao se reeleger em Palmeira e Mariza Costa é a nova prefeita de Urubici. Em Campo Belo do Sul, Claudiane Varela Pucci superou os concorrentes e foi a eleita. Lentamente as mulheres ocupam seu lugar de direito também na política.
Quem vai administrar os municípios da Serra a partir de 2021
Anita Garibaldi: Henrique Menegazzo - PSL
Bocaina do Sul: João Eduardo Dellajustina - PSDB
Bom Jardim da Serra: Pedro Ostetto - PSD
Bom retiro: Albino Gonçalves Padilha - MDB
Campo Belo do Sul: Claudiane Varela Pucci - PP
Capão Alto: Tito Pereira - PP
Cerro Negro: Edemilson Conrado - PP
Correia Pinto: Edilson Germiniani dos Santos - PSD
Lages: Antonio Ceron - PSD
Otacílio Costa: Fabiano Baldessar - MDB
Painel: Antonio Marcos Flores - PL
Palmeira: Fernanda Córdova - PR
Ponte Alta: Edson Wolinger - Republicanos
Rio Rufino: Erlon Tancredo Kedo - PSD
São Joaquim: Giovani Nunes - PSL
Cerrito: José Dirceu da Silva - PSDB
Urubici: Mariza Costa - PP
Urupema: Evandro Frigo Pereira - PP
Deixe seu comentário