<
logo RCN
Alesc

Lucas Neves critica decisão de proibir controle de javalis

O deputado estadual Lucas Neves (Podemos) criticou a recente decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de proibir o controle de javalis. Durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou os impactos negativos dessa medida para criadores e agricultores da Serra, do Meio-Oeste e do Oeste Catarinense.
O IBAMA suspendeu temporariamente a emissão de novas autorizações para o controle de javalis por meio do Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf), com o objetivo de implementar critérios mais rigorosos para a aprovação dessas autorizações. Entretanto, o deputado Neves lembrou que a Instrução Normativa de 2013 ainda está em vigor, classificando o javali como uma espécie exótica invasora e autorizando seu controle populacional. A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) considera esses mamíferos como uma das 100 piores pragas agrícolas e ambientais do mundo.

O deputado Lucas Neves ressaltou que é essencial encontrar um equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e a proteção das atividades agrícolas e dos residentes rurais, reforçando a importância de considerar os aspectos econômicos ao tomar decisões sobre o manejo dessa espécie. "Se alguém tiver pena desse animal, que pegue o bicho de 600 kg e leve para criar em casa", disse.
O javali é uma espécie de porco europeu que se multiplica rapidamente. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) estima que um javali ou javaporco pode ter de seis a dez filhotes por gestação. Indícios apontam que o animal entrou no Brasil pela fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, no século passado. Nos anos 1990, europeus também trouxeram a espécie para produção de carne em São Paulo e Rio Grande do Sul, mas alguns fugiram dos criadores e se dispersaram pelo país.
Presente em cerca de 2 mil municípios brasileiros, o javali tem causado graves prejuízos à agricultura ao destruir plantações e perturbar o ecossistema local. Além disso, representam riscos à saúde pública ao transmitirem doenças e oferecerem riscos físicos às comunidades rurais.


Equipe do deputado Marcius Machado apresenta projeto de praça urbana ao lado do IFSC Anterior

Equipe do deputado Marcius Machado apresenta projeto de praça urbana ao lado do IFSC

Lucas Neves mobiliza apoio emergencial para atingidos pelo granizo na Serra Próximo

Lucas Neves mobiliza apoio emergencial para atingidos pelo granizo na Serra

Deixe seu comentário