<
logo RCN
Parceria Ambiental

Penitência para muitos, Páscoa para poucos

Estamos na Semana Santa, tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. Durante a Semana Santa, são realizadas diversas atividades religiosas, mas é principalmente um momento de reflexão e penitência para os cristãos, que buscam se aproximar de Deus e renovar sua fé.

 

ORIGEM DA SEMANA SANTA

Remonta aos primeiros séculos da era cristã. A celebração tem suas raízes na tradição judaica da Páscoa, que comemora a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Os primeiros cristãos começaram a celebrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo no mesmo período em que os judeus celebravam a Páscoa, o que deu, então, origem à Semana Santa. No início, celebrava-se a Semana Santa apenas no Domingo de Páscoa. Com o passar do tempo, no entanto, a celebração se estendeu para toda a semana, com a inclusão de outras datas importantes da história de Cristo, como a última ceia e a crucificação.


BRASIL: PENITÊNCIA OU PÁSCOA

Voltando a nossa realidade e cotidiano, o que se verifica é que o povo brasileiro, na sua grande maioria do tempo, vive em verdadeiro estado de penitência gerado pela falta de emprego e renda, baixas condições de atendimento à saúde humana, baixos índices sanitários, IDH e nível de educação aquém do esperado. Enfim, diversos indicadores que nos levam a viver na maioria do tempo neste estado e poucos momentos em estado de páscoa de felicidade de alegria. Tais indicadores são causados principalmente por políticas públicas ineficientes, corrupção, mal uso do dinheiro público, carga tributária e fiscal excessiva.

 

REFLEXÃO: PÁSCOA E MEIO AMBIENTE

Fica nossa reflexão nesta Páscoa, do que podemos individualmente fazer para amenizar a situação de penitência em que vive o povo brasileiro. No tocante ao meio ambiente, necessitamos melhorar a consciência ambiental de todos. Na área urbana precisamos trabalhar as questões de destinação e acondicionamento do lixo, na preservação do patrimônio público, no respeito às faixas de áreas verdes e de risco de inundações, na manutenção de praças e calçadas. Na área rural, no respeito às áreas de preservação permanente e a proteção de águas e mananciais. Mas espiritualmente, precisamos ser mais humildes, coerentes, respeitosos e acima de tudo bons cristãos.

 

PARCERIA AMBIENTAL DESEJA UMA FELIZ PÁSCOA A TODOS

“Sempre quis ser uma cuidadora de pessoas” Anterior

“Sempre quis ser uma cuidadora de pessoas”

Lucas Neves realiza evento de Páscoa em Lages Próximo

Lucas Neves realiza evento de Páscoa em Lages

Deixe seu comentário