<
logo RCN
Situação de Emergência

Orientação é para não viajar

  • Secom

Cidades alagadas, pontes quebradas, casas sem energia elétrica, sem água potável e várias rodovias bloqueadas por deslizamentos de pedras e terra. Essa era a situação em vários pontos, ontem, que motivou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, a decretar situação de emergência em todo o estado. A decisão, explicou o chefe do executivo estadual, permite facilitar as ações para o atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados. 

Carlos Moisés informou que a prioridade absoluta é proteger e garantir assistência humanitária aos catarinenses. Destacou que todos os órgãos do Estado estão de prontidão para atender as ocorrências. “O momento é delicado e exige a atenção e cuidado de todos, especialmente nas estradas e locais de riscos de deslizamentos e inundações. A orientação é para que as pessoas evitem se deslocar para outros locais ou cidades. O momento é de união de forças.”

Dados do Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC) apontavam que 17 cidades catarinenses já decretaram situação de emergência. Nos municípios foram registradas ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos. Ao todo, 882 pessoas estavam desalojadas e 195 desabrigadas. Também foram registrados dois óbitos, um por soterramento e outro por choque elétrico.  

As cidades mais afetadas estão no litoral, a exemplo de Florianópolis, Palhoça e São José. Na Serra Catarinense não havia informações de danos, mas o trânsito na Serra do Rio do Rastro podia ser interrompido a qualquer hora, em função do risco de deslizamento e da qualidade de água sobre a pista. A BR-282, entre Lages e Florianópolis, também estava bloqueada por deslizamentos. 


Desalojados e desabrigados 

Até as 10 horas desta quinta-feira, 882 pessoas estavam desalojadas: 520 em Joinville; 220 em São Bento do Sul; 34 em Luiz Alves; 30, Timbó; 20 em Rio dos Cedros, 20 em Campo Alegre; 12 em Benedito Novo; 9 em Araquari; 10 em Garuva; 4 em Gaspar; 2 em Itapoá e 1 em Pomerode. O número de desabrigados é de 195 pessoas: 168 em Joinville; 10 em Jaraguá do Sul; 8 em Rodeio; 5 em Guaramirim e 4 em Campo Alegre.


BR-376

Antes mesmo da situação se complicar em Santa Catarina, um grande deslizamento de terras soterrou 16 veículos na BR-376, em Guaratuba, no Paraná, pouco depois da divisa com Santa Catarina. A estimativa das equipes de socorro é de 30 vítimas fatais. Não há previsão para a liberação das pistas.


Estudantes de Lages são medalhistas na Olimpíada Brasileira Anterior

Estudantes de Lages são medalhistas na Olimpíada Brasileira

Programação deste domingo (4) é adiada devido à chuva Próximo

Programação deste domingo (4) é adiada devido à chuva

Deixe seu comentário