logo RCN
Voluntariado

Noite de Natal Musical quer encantar lageanos

Iniciativa surgiu em 2011 na Escola Nossa Senhora do Rosário. Formados, ex-alunos decidiram retomar as apresentações musicais e agora irão abrir o Natal Felicidade deste ano

A inspiração é as grandes apresentações culturais, a exemplo do Natal Luz de Gramado, o grupo é pequeno, todos voluntários, mas com uma meta ousada, encantar pessoas de todas as idades com uma história mágica, lúdica e cheia de significados. Essa é a proposta do espetáculo Noite de Natal Musical que será exibido ao público no dia 2 de dezembro, na abertura do Natal Felicidade de Lages. 

“O projeto Noite de Natal Musical surgiu a partir de um sonho de trazer para a comunidade uma experiência de grandes espetáculos de teatros musicais,” recorda Bianca Del Pizzol, uma das voluntárias do grupo. Atualmente ela é professora, mas em 2011, quando tudo começou na Escola Nossa Senhora do Rosário, através de uma iniciativa do grêmio estudantil que atuava naquele ano, junto a outros alunos, ela ainda era estudante. 

Com apresentações em 2011 e 2012, o grupo ganhou notoriedade. Após formados, na escola e na faculdade, em 2018, a convite da escola, o grupo resolveu reviver o projeto de forma mais madura, como orientadores e voluntários e agregando mais pessoas dispostas ao voluntariado. “Foram feitas apresentações em 2018 e 2019. Parou por conta da pandemia, e terá seu retorno neste ano”, explica a professora.

Como funciona o projeto

O projeto consiste na montagem de um grande espetáculo natalino, trazendo toda a magia do natal para o público. Inspirado em grandes exemplos culturais como o Natal Luz de Gramado, a ideia é encantar o público de todas as idades com uma história lúdica e cheia de significados. 

Bianca comenta que, para a composição do espetáculo, foram feitas audições com os alunos da Escola do Rosário e os ensaios estão acontecendo desde agosto. Todos os detalhes da produção, como cenografia, figurinos, som, luzes, projeções, divulgação, são planejados e discutidos por toda a equipe, levando aos alunos não apenas técnicas teatrais e musicais, mas também estimulando a criatividade, proatividade, novas habilidades e o empreendedorismo. 

A história de Nico

Para cada ano, o musical prepara uma história diferente e própria. Nesta edição, o convite é para embarcar nas Aventuras do Polo Norte. “O enredo conta a história da Nico, uma pescadora que faz de tudo para ajudar a sua vila carente, mas tem dentro de si muitas dúvidas sobre a importância da sua função. Certo dia, fazendo seu trabalho, com o chamado de um farol, ela é levada por uma tempestade e acaba chegando no Polo Norte. Lá ela encontrará um universo lúdico e encantado e precisará entender quem é, para que a magia do Natal possa renascer.”

Doações

Por não contar com recursos públicos e não ter fins lucrativos, toda a arrecadação para a produção se dá por meio de doações, pedágios solidários e patrocínios. Além disso, outra vertente do projeto é a arrecadação de brinquedos que após as apresentações são distribuídos para crianças carentes, em uma ação envolvendo todos os personagens caracterizados.

Parceiros

O projeto está em fase de busca de empresas interessadas em apoiar. Já conta com algumas parceiras. “E estamos planejando ações como o pedágio solidário. Contamos com o apoio da Fundação Cultural de Lages, que viabilizará os locais de apresentação. Estamos aguardando a definição do calendário do Natal Felicidade para podermos divulgar os dias e horários,” conclui Bianca Del Pizzol.

Quem deseja contribuir, o contato da Bianca é (49) 99946-5962.

Integrantes

Bianca Del Pizzol - professora

Rithyele Oliveira santos - técnica de suporte

Helen Paz de Liz - auxiliar administrativo

Allan Matheus Schmila - gerente de projetos viários

William Avila Antunes - profissional de marketing

Letícia Ruda Fusinato- veterinária

Renata Della Costa  - profissional de marketing


Insatisfeitos, empresas e sindicatos buscam solução Anterior

Insatisfeitos, empresas e sindicatos buscam solução

Sujeira no Centro de Lages motiva reclamação da população Próximo

Sujeira no Centro de Lages motiva reclamação da população

Deixe seu comentário