logo RCN
Pandemia

Doações de sangue reduzem 20% em outubro

  • Mauro Maciel

Para preservar os doadores de sangue, durante o período de pandemia da Covid, o Hemosc de Lages adotou várias medidas de prevenção, inclusive atendimento agendado com hora marcada para evitar aglomerações. Mesmo assim, no mês de outubro, o número de doações caiu 20%. Historicamente são registradas 1.000 doações neste mês, mas foram apenas 800. 

A situação preocupa a coordenadora de captação de doadores do Hemosc, Jady Mabilia. A unidade fornece sangue para todos os municípios da região e a demanda geralmente aumenta no últimos meses do ano. "Os feriadões são um problema. Além de reduzir as doações, infelizmente o número de acidentes geralmente é maior." Nas festas de final de ano a situação é ainda mais complicada. Muitas pessoas viajam e não doam.

Jady comenta que, mesmo com a pandemia, a rotina das pessoas praticamente voltou ao normal, mas o número de doações não se recuperou. A impressão é que as pessoas estão colocando suas vidas em dia e deixam o ato de doar para segundo plano.

Para tentar minimizar o problema, o Hemosc entra em contato com os doadores. "As doações deveriam ser encaradas como um hábito. Assim não seria necessário fazer campanhas ou solicitar ajuda na imprensa. Isso (doar) deveria ser uma condição humana. Lembrando que homens podem doar de dois em dois meses e mulheres a cada 90 dias."

Nesta semana, Alisson Rodrigo da Luz Goulart fez sua doação. Ele doou a primeira vez quando tinha 18 anos e estava no batalhão. A mãe de um soldado precisou e ele atendeu a solicitação do colega. Desde então doa regularmente. Outra cidadã de Lages que deu o exemplo é Rita de Cássia Massaneira, que doou na segunda-feira.

No sábado, dia 07 de novembro, o Hemosc atenderá em horário especial, das 09h às 14h. A doação pode ser agendada via site: www.hemosc.org.br ou pelos telefones 3289-7011 ou 3289-7015.

Correia Pinto dá o exemplo

Na impossibilidade de realizar campanhas de coletas em outros municípios, em função do número reduzido de colaboradores, o Hemosc conta com parcerias. Uma delas é com o Grupo de Escoteiros Molina, com sede em Correia Pinto. Os integrantes do grupo organizam os doadores, agendam o atendimento na unidade de Lages e fretam um ônibus para trazer os doadores.  

 Requisitos básicos 

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro*).

* Consulte impedimentos temporários abaixo.


 Principais impedimentos temporários

» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

» Gravidez.

» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

» Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

» Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.

» Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.

» Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.

» Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

» Vacina contra gripe: por 48 horas.

» Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.

» Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

» Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno.

» Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).

Júri definirá o futuro de homem acusado de cometer feminicídio Anterior

Júri definirá o futuro de homem acusado de cometer feminicídio

Homem que matou a companheira é condenado a 17 anos de reclusão Próximo

Homem que matou a companheira é condenado a 17 anos de reclusão

Deixe seu comentário