Coes emite notas técnicas de alerta à Covid-19 nas eleições
-
Luan Turcati/Arquivo Amures
O Comitê de Operações Especiais em Saúde da Região da Serra Catarinense (Coes) emitiu, nesta quinta-feira (12), ao menos quatro recomendações de ações estratégicas de prevenção à Covid-19, aos prefeitos da região da Amures. O crescente número de novos contaminados preocupa as autoridades sanitárias e medidas de controle são urgentes para barrar o avanço da pandemia.
Na primeira recomendação, o Coes sugere aos municípios realizar uma ampla sanitização pós-eleições, em todos os locais que serão utilizados no processo eleitoral do próximo domingo.
Uma segunda recomendação diz respeito em disponibilizar colaboradores municipais para a convocação da Justiça Eleitoral com objetivo de auxiliar os delegados nos colégios eleitorais, visando a orientar para evitar a formação de grandes filas e garantir o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas.
Recomenda também que os eleitores sejam orientados quanto ao uso de máscara, álcool em gel e demais medidas de proteção individual. É preocupação do Coes, uma ação mais ampla possível para minimizar o risco de contágio e disseminação do covonavírus.
Como terceira recomendação aos prefeitos, o Coes sugere a suspensão de carreatas para evitar a aglomeração de pessoas. E, no último documento de alerta, o órgão recomenda adoção de protocolos de higiene e segurança durante as comemorações de vitórias eleitorais.
As recomendações foram enviadas ao secretário executivo da Amures, Walter Manfroi e despachada aos prefeitos dos 18 municípios da Amures. A preocupação é que, como reflexo do relaxamento dos protocolos sanitários da pandemia, a situação de novos contaminados pela Covid-19, que já é preocupante, se agrave ainda mais com lotação máxima das UTI`s, gerando o estrangulamento do sistema de saúde.
Deixe seu comentário