Nesta semana, o Centro Agroveterinário - CAV, pertencente à Universidade Para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - Udesc, comemorou o seu primeiro cinquentenário de existência. Instituição valiosa que muito tem contribuído para o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil, através do oferecimento de cursos e da formação profissional de qualidade indiscutível. Ali estive entre os anos de 1984 a 1989 cursando Engenharia Agronômica, profissão a qual exerço até os dias atuais.
HISTÓRIA
Em janeiro de 1963, o então governador Celso Ramos manifesta a intenção de criar os cursos de Agronomia e Veterinária em Lages. Em 1969, o prefeito de Lages, Áureo Vidal Ramos, nomeou uma comissão formada por Ledo Barreto, Walter Hoeschl Neto, Rheno Rogério Vieira, Júlio César Malinverni e Suria Shedid para elaborar um estudo sobre a possibilidade da implantação dos dois cursos. Em 12 de dezembro de 1972, o Conselho Estadual de Educação criou o curso de Medicina Veterinária e, em março de 1973, iniciavam as atividades da Escola Superior de Medicina Veterinária da Udesc.
Em 1978, foi retomado o estudo para a criação do curso de Agronomia e em 27 de setembro de 1979 foi conseguida a autorização do presidente da República, João Baptista Figueiredo. Em março de 1980, ingressava a primeira turma, aprovada no vestibular de janeiro. Em junho de 1983, o governador Esperidião Amin inaugurou as instalações do curso de Agronomia, com mais de quatro mil metros quadrados, em 17 de abril de 1980 foi criado o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).
EVOLUÇÃO PROFISSIONAL
Em 25 de abril de 2004, foi autorizado o funcionamento do curso de Engenharia Florestal. Em 13 de setembro de 2007, foi criado o curso de Engenharia Ambiental, que iniciou as aulas em agosto de 2008. Após uma reforma curricular, no primeiro semestre de 2016, o curso passou a ser denominado Engenharia Ambiental e Sanitária.
Hoje, funcionam além dos cursos de graduação citados, os cursos de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Ciência Animal, Ciência do Solo, Ciências Ambientais, Engenharia Florestal e Produção Vegetal. A Udesc Lages conta com mais de 1,8 mil alunos e oferece infraestrutura com diversos prédios.
RECONHECIMENTO PESSOAL
Deixo aqui minha homenagem a todos os professores que contribuíram ativamente na minha formação pessoal, em especial meu reconhecimento aos professores: Reno Rogério Vieira; Walter Hoeschl Neto; Flávio Krebs Ramos; Marcio Camargo Costa; Antonio Rogério de Macedo; Ênio Araújo Bianchini e Mauro Nerbass.
PARCERIA AMBIENTAL: VALORIZANDO A EDUCAÇÃO REGIONAL
Deixe seu comentário