O Xadrez Lageano conseguiu um resultado histórico na 22ª OLESC 2023, encerrada no dia 30 de setembro, em Florianópolis. A OLESC – OLIMPIADA ESTUDANTIL DE SANTA CATARINA é a maior competição do Estado, com atletas até 15 anos e a única por equipes durante o ano, que disputam as modalidades Blitz, Rápido e Clássico.
De Lages, 12 enxadristas representaram a cidade, com a equipe Lages Xadrez Clube/FME, e conquistaram três medalhas de ouro no desempenho individual e a Prata por Equipes no Clássico; e com dois quartos lugares na soma geral por equipes, tanto no masculino, como no feminino.
Os resultados no individual de Lages foram:
-Alice Lara Biasi Pavão – Medalha de Ouro no Blitz e Rápido
-José Gustavo de Salles – Medalha de Ouro no Clássico
A equipe lageana foi composta, além de José Gustavo, por Lucas Buss Coutinho, Manoel Selvino Pereira, Cristian Emanuel da Silva, Miguel Batalha Ferro e Pedro Madeira Bolzan.
Já a equipe feminina, teve as representantes Alice, Erica Aguida Silva, Maria Luiza Cruz de Oliveira, Lavígnia Padilha Bitencourt, Any Sophia da Silva Pinto e Raissa de Sousa Kieski.
Com os resultados somados dos desempenhos individuais, o xadrez somou 6 pontos para corrida entre as cidades e deixou Lages, até o dia do encerramento do xadrez, em 16º Lugar, tanto no quadro de pontos, quanto no quadro de medalhas.
Para o técnico de Lages, o mestre nacional Marco Cordeiro, a campanha foi muito boa, "pois o grupo é novo, com média de idade de 13 anos (idade máxima no xadrez é 15 anos) e conquistar três medalhas e o vice-campeonato na modalidade Clássico foi muito acima do esperado. Chegamos à última rodada do Clássico na mesa 01, enfrentando a super equipe de Joaçaba, favorita, mas vencemos pelo placar máximo, 4x0 e conseguimos a prata no Clássico, um feito histórico".
A equipe encerra a participação na OLESC já com foco no Campeonato Brasileiro Escolar 2023, que acontecerá em Belo Horizonte – MG, entre 13 e 15 de outubro; e a equipe lageana participará com cerca de 20 enxadristas.
Deixe seu comentário