Gariba e Zízimo disputarão o segundo turno da eleição para reitor |
-
Os Mestres Marco, Alfeu e Charles, preparados para o Continental 2025
A cidade de Lages estará bem representada no 18º Campeonato Continental das Américas de Xadrez, que começa nesta sexta-feira (23) em Foz do Iguaçu, Paraná.
A equipe do Lages Xadrez Clube/FME entra na disputa para conquistar uma das quatro vagas para a Copa do Mundo de Xadrez, além de buscar troféus, medalhas e a movimentação no ranking internacional da FIDE.
Com 236 inscritos de 16 países e 21 estados brasileiros, o torneio promete partidas intensas ao longo de 11 rodadas de cinco horas cada. Entre os grandes destaques estão 23 Grandes Mestres, incluindo o número 1 pré-ranqueado, o norte-americano Sam Shankland, 57º do mundo.
Representantes lageanos
Lages será representada por quatro enxadristas na competição:
- Mestre Alfeu Junior Varela Bueno, o melhor pré-ranqueado do grupo, na 96ª posição.
- Mestre Marco Cordeiro e Mestre Charles Gauche, ambos trazendo experiência ao time serrano.
- Gabriel Conte dos Santos, de apenas 12 anos, que já disputou o Mundial Sub-12 em 2024 e o Brasileiro Sub-14 em 2025.
A mãe de Gabriel, Edilene Galvão, que o acompanha na competição, destaca a importância do torneio para o crescimento do jovem enxadrista. “Sei que serão partidas muito difíceis, contra representantes de vários países, mas Gabriel está confiante e muito tranquilo”, afirma.
Apoio fundamental
A participação dos lageanos no Continental só foi possível graças ao apoio de diversas entidades e empresas, incluindo Lages Xadrez Clube, FME-Lages, Uniplac, Banco da Família, Mill Serras, Posto Sens, Construtora Cavalazzi, Madeireira Rodrigues, BHC e GTS do Brasil, além do Programa Bolsa Atleta da FME-Lages e do patrocínio da BERNECK.
Para o técnico Marco Cordeiro, a comunidade foi essencial no suporte à equipe: “Um Campeonato diferenciado em todos os aspectos – técnico, físico e financeiro –, então agradecemos o apoio da comunidade que entendeu a importância de disputarmos o Continental”, destaca.
Com toda a atenção do mundo do xadrez voltada para Foz do Iguaçu, a equipe lageana entra no torneio determinada a fazer história.
Deixe seu comentário