Único representante da Serra Catarinense no Campeonato Catarinense de Futebol, o Internacional de Lages completou 75 anos no dia 13 de junho.
Neste ano, disputou pela Série A, mas, infelizmente, não conseguiu se manter na elite, fato que não diminui seu valor perante uma torcida fiel, que por muitas vezes representou o maior público da rodada em todos os estádios catarinenses.
A torcida, que nunca abandonou o clube, reclamou, como é natural no meio esportivo, mas certamente está pronta para lotar o Vidal Ramos Júnior, caso o Clube dispute a Copa Santa Catarina no mês de agosto. Caso contrário, a volta aos gramados terá que esperar até 2025.
O site do time reúne todas as notícias sobre o clube e histórico completo de sua trajetória. Alguns fatos reproduzimos a seguir.
1949
Em 13 de junho, 12 jovens lageanos fundam o Esporte Clube Internacional. A partida de estreia, em 4 de setembro, contra o Painelense, acabou 2 a 2.
Jogaram: Pamplona, Voni, Jonas Ramos Martins, Oscar Fernandes, Eduardo e Lauro, Orly Souza "Alemão", Batista Luzardo Muniz, China, Amadeu e Lineu
1954
Para servir como opção ao acanhado Estádio Areião de Copacabana, surgido na década de 30, é inaugurado o Estádio Municipal da Ponte Grande. Em 1961 ele seria rebatizado como Vidal Ramos Júnior para homenagear o prefeito que o construiu
1957
O Inter estreia no campeonato estadual, então ainda dividido em chaves regionais. Os colorados fazem boa campanha, mas não passam da primeira fase
1965
O Inter conquista seu maior título até hoje, o estadual de 1965. No jogo final, vitória por 2 a 1 contra o Metropol, de Criciúma. Anacleto faz os dois gols colorados

2013
O clube passa a ter representantes em modalidades além do futebol (futsal feminino, futebol sete masculino, motociclismo e basquete, entre outras) e adota de vez o Leão Baio - um dos animais-símbolo da Região Serrana - como mascote. Em campo, o time atrai públicos jamais vistos na terceira divisão do estadual, o que faz do Inter um dos clubes com maior média de público em Santa Catarina no ano. A expectativa foi coroada com um troféu: o Inter consegue, enfim, vencer a terceirona do Catarinense.
2014
Com o ótimo aproveitamento de 74% em 26 partidas, o Inter conquista a segunda divisão do estadual pela terceira vez em sua história. A final foi contra o Guarani de Palhoça. Mas o retorno à elite do Campeonato Catarinense - da qual o clube ficou ausente a partir de 2002 - foi antes mesmo da final, em partida contra o Camboriú. O acesso e, depois, o título fizeram a torcida colorada festejar duas vezes em menos de um mês. Como nas grandes comoções populares da cidade, as celebrações ocorreram em frente à Catedral Diocesana

2015
Liderado por Marcelinho Paraíba, Reinaldo e Fernando Henrique, o Inter voltou à elite do Catarinense com uma campanha histórica. O quarto lugar, melhor resultado no estadual em três décadas, assegurou ao clube vaga na Série D do Brasileiro, a primeira competição nacional do Inter desde a Taça Brasil de 1966 (a equipe foi eliminada da Série D na primeira fase), e na Copa do Brasil de 2016. De quebra, Marcelinho foi eleito o melhor jogador do Catarinense e Fernando Henrique, o melhor goleiro.
2023
O Internacional de Lages conquistou o quarto título da Série B do Campeonato Catarinense de Futebol. Já classificado para a Série A em 2024, jogou a partida final em Joinville contra a equipe do Nação.

Deixe seu comentário