Derrota e crescimento
Até o momento, a equipe sub-20 do Internacional de Lages disputou cinco jogos pelo estadual da categoria, e perdeu todos. Três das derrotas foram por goleada.
Esses são os fatos. Agora vamos ao contexto.
O Inter é o que dele construímos todos, ao longo dos 75 anos de existência do clube. Um dos resultados dessa construção coletiva é que o Internacional jamais desenvolveu um trabalho perene de identificação e formação de jovens talentos, seja para compor suas próprias fileiras, seja para gerar receita para seus metafóricos cofres.
Com a profunda crise que quase levou o Inter a fechar as portas, seu trabalho com as categorias de base, que já era esquálido até os anos 1990, praticamente deixou de existir na década seguinte.
Era esse o quadro no Internacional em 2013, quando começou o processo de mudança nos destinos do clube. A montagem do grupo que representaria a base colorada naquele ano, e nos seguintes, deu-se com a mescla entre jovens talentos da cidade e da região, já conhecidos em torneios locais de futsal e futebol de campo, e alguns poucos atletas garimpados em outras regiões do país.

Em meados da década passada, o clube decidiu buscar mais atletas de fora para compor sua base. Naquele momento, segundo relatos de profissionais que participaram desse processo, era possível perceber que a falta de um trabalho consistente e duradouro de formação na cidade impediu que garotos bons de bola pudessem se desenvolver como atletas.
Essa estratégia foi alvo de contestações. Segundo os críticos, com ela, o clube estaria impedindo o surgimento de talentos da terra.
Em 2024, o Internacional reiterou a aposta que já fez na temporada anterior, de se valer quase que exclusivamente de jovens da cidade e da região para defender suas cores nas competições de base. Muitos dos garotos da equipe sub-20 estão disputando pela primeira vez uma competição de âmbito estadual, contra jogadores que, mesmo tendo a mesma idade que eles, já rodaram o Brasil e jogaram também no exterior.
A construção de uma base forte leva tempo e exige investimentos constantes, um ponto sempre delicado para um clube de poucos recursos como o Inter. No futebol, mas também na vida fora dele, as derrotas fazem parte de nosso processo de formação e crescimento.
São garotos da nossa terra, da nossa região, que hoje defendem a base colorada. Eles podem ainda não ter vencido no campeonato, mas vencemos todos ao termos assegurado a existência do clube até aqui. Com isso, os atletas vitoriosos do futuro dão hoje seus primeiros passos no futebol - e vestindo a camisa do time da cidade.
A equipe sub-20 do Inter voltará a entrar em campo neste sábado, em casa, para tentar conquistar sua primeira vitória na competição. O adversário será o Joinville.
Deixe seu comentário