<
logo RCN
Parceria Ambiental

Copa ou Cop? Futebol ou Meio Ambiente

Neste mês de novembro, iniciam-se dois importantes eventos mundiais. O primeiro, a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27, mais comumente referida como Conferência das Partes da UNFCCC, ou COP27, sobre mudanças climáticas, que ocorre de 6 de novembro a 18 de novembro de 2022, em Sharm El Sheikh, no Egito. O segundo, a 22ª edição da Copa do Mundo FIFA, será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro, no Qatar, país do Oriente Médio com território de área equivalente a pouco mais da metade do estado brasileiro de Sergipe.

 

O que está em jogo na Copa 22

A hegemonia futebolística, o título, a conquista, a taça, os méritos pessoais, os destaques no mundo futebolístico, esportivo, enfim. Para o Brasil, em especial, a conquista do hexa campeonato de seleções. Para os demais países, desde a conquista de um novo título ou ainda a conquista de um título inédito. Ao final, porém, todos saem vencedores pelo espírito esportivo e cultural.

  

O que está em jogo na Cop 27

As discussões sobre mudanças climáticas, o meio ambiente, a conservação e a preservação ambiental, o bem-estar das populações e, consequentemente, o futuro do planeta e das próximas gerações.  Ao final das discussões da COP 27, assim como na COPA 2022, todos deveriam sair satisfeitos pelo dever cumprido, pelos objetivos comuns alcançados pelos signatários através da conquista de tratados e políticas que beneficiem a toda a população da terra.

 

O que na verdade acontece

Tanto na COP 27, quanto na COPA 22 o que na verdade se busca são benefícios particulares, pessoais, corporativos ao invés da conquista do bem comum à população planetária. Cada qual busca, de forma individual, fazer o melhor acerto, a melhor jogada, que lhe dê promoção pessoal, ou mesmo, quando de forma coletiva para satisfação de poucos. E os resultados não servem de benefício global, mas sim para pequenas torcidas ou blocos organizados.

 

E nós, brasileiros, vamos assistir qual Cop(a)?

Passivamente, 98% de nossa população dará mais importância a COPA 22 do que a COP 27, muitos inclusive desconhecem a existência desta última. Enquanto vivermos de Pão e Circo estaremos fadados a terceirizar os problemas que realmente nos afetam, assistindo passivamente ao espetáculo midiático que nos apresentam. É de suma importância um maior envolvimento da população em questões que realmente afetam as nossas vidas, como política, economia, saúde, segurança, educação e meio ambiente.

PARCERIA AMBIENTAL - PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PLANETA

 

Turismo, um pé na cidade e outro no campo Anterior

Turismo, um pé na cidade e outro no campo

Selo Serra Catarinense entre os 27 melhores do Brasil Próximo

Selo Serra Catarinense entre os 27 melhores do Brasil

Deixe seu comentário