<
logo RCN

Berneck Lages recebe Licença Ambiental de Operação

  • Mauro Maciel

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, esteve, na segunda-feira (20), em Florianópolis, para a entrega da Licença Ambiental de Operação (LAO) da empresa Berneck, em Lages. A audiência foi na Casa d'Agronômica, o Palácio Residencial do Governador Carlos Moisés da Silva. Receberam a documentação o CEO da Berneck, Andre Fauth, e o diretor Industrial, Daniel Berneck.

Este procedimento administrativo é previsto para que o órgão ambiental competente (IMA-SC) licencie de forma oficial a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais.

No Estado, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) é o responsável legal pelo licenciamento ambiental que prevê modalidade trifásica, mediante emissão de Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO) ou modalidade unificada, mediante emissão de Autorização Ambiental (AuA) ou Licença Ambiental por Compromisso (LAC), conforme definido na Resolução CONSEMA 98/2017.


A Berneck em Lages

Com um investimento privado de R$ 1,6 bilhão, a Berneck, está com as obras concluídas e operando em fase de testes (comissionamento industrial), para ajustes finais na linha de produção. A programação é iniciar as operações no mês de agosto. "Estamos trabalhando para fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda em Lages. São ações realizadas para atrair novas empresas e incentivar os nossos empresários locais, pequenos e médios empreendedores para que possamos crescer e gerar riquezas", comentou o prefeito Ceron.

"A Unidade de Lages representa o 'estado da arte' em matéria de tecnologia para a produção sustentável de Painéis e Madeira Serrada e está em sintonia com que o a Berneck acredita desde a sua fundação, em 1952: fazer uma gestão do negócio de forma sólida e responsável, sempre com foco na sustentabilidade", considerou do CEO André Fauth.

Ele explica ainda que, para poder operar de forma regular e receber a o documento, é preciso cumprir as três fases de licenciamento ambiental: a Licença Ambiental Prévia (que analisa a viabilidade ambiental do empreendimento); a Licença Ambiental de Instalação (que permite a realização da obra e instalação de equipamentos) e a Licença Ambiental de Operação. "A Berneck cumpriu todas essas etapas e comprovou que a fábrica de Lages está em conformidade com a legislação ambiental", ressalta André.

A unidade da Berneck está localizada às margens da BR-116, em Lages. São 101 mil metros quadrados de área construída e 55 hectares de áreas do empreendimento total. Terá capacidade produtiva anual de 500 mil m³ de MDF e 450 mil m³ de madeira serrada de pinus com cogeração de energia. A produção da Berneck terá um aumento de 40% com a unidade de Lages e atenderá indústrias de móveis, construção civil, segmento automotivo, eletrônica e embalagens no Brasil e no mundo.

Informações empresa: Assessoria de Imprensa Berneck

Lançado oficialmente o 5º Serra Catarina Festival de Inverno 2022 Anterior

Lançado oficialmente o 5º Serra Catarina Festival de Inverno 2022

Lages reunirá nomes consagrados do empreendedorismo e inovação durante o Orion Week Próximo

Lages reunirá nomes consagrados do empreendedorismo e inovação durante o Orion Week

Deixe seu comentário