“Qual o futuro da região serrana?”
Assim começou a apresentação feita pela secretária-executiva do Fórum das Entidades, Raiane Macedo, aos mais de 20 representantes de entidades de classe e imprensa, presentes na reunião realizada na manhã de quarta-feira (19), na plenária da CDL de Lages.
Com essa pergunta, os presentes foram provocados a pensar sobre o futuro de Lages e da região serrana e convocados a participar, se envolver e se comprometer com o Plano de Aceleração Territorial, em construção pelo Fórum das Entidades.
O coordenado do Fórum das Entidades, Jefferson Rodrigo de Oliveira, lembrou que outros planos com a mesma intenção de promover o desenvolvimento da cidade já foram pensados, mas reforçou que o Plano de Aceleração Territorial vem sendo construído a partir de muitas pesquisas e estudos.
Conforme a apresentação da secretária-executiva, o plano a ser proposto tem como exemplo o mesmo aplicado nas cidades de Barcelona, na Espanha; e de Medelín, na Colômbia.
“Essas cidades aplicaram essa metodologia e tiveram crescimento bastante expressivo. Por isso, o Fórum das entidades decidiu comprar a metodologia Cidade Inovadora”, informou Raiane.
Por essa metodologia, são três os objetivos principais para fazer com que a cidade acelere o seu desenvolvimento: fomentar o empreendedorismo, a potencializar as oportunidades existentes e a melhorar a qualidade de vida da população local, buscando um desenvolvimento acelerado e intencional.

Envolvimento das entidades, sociedade e poder público
À reunião, não estavam presentes representantes do Poder Público, justamente porque este envolvimento deve partir da sociedade e das entidades representativas e ao qual, o Poder Público deverá se comprometer, posteriormente, conforme explicou o empresário Thiago Mazuhy.
“O Poder Público tem de ter consciência de que não é patrão. É funcionário. Funcionário da população. Entre as ações do projeto, deve estar o empoderamento da população, para que ela possa cobrar ações do Poder Público”, disse o reitor da Uniplac, Kaio Amarante.
E ele completou: “Estamos dando uma guinada que vai mudar a realidade da Serra. Contem conosco.”
A esses depoimentos, o coordenador do Fórum completou: “Temos de consolidar esse projeto antes do período eleitoral e apresentar aos candidatos nossas pautas. Mostrar o que queremos para Lages e fazer com que eles se comprometam e se envolvam com esse propósito.”
O secretário-executivo da Amures, Walter Manfrói, sugeriu que fosse agregada ao projeto e à apresentação dele, a marca Serra Catarinense, desenvolvida pela Associação e já aplicada por diferentes empresas da região.
Workshop
Qual o futuro da região serrana? O que queremos para o futuro de Lages?
O Fórum das Entidades Empresariais de Lages por meio do Plano de Aceleração Territorial quer a sua ajuda para responder essas perguntas!
O Plano é uma iniciativa do Fórum das Entidades, que visa ao desenvolvimento socioeconômico do Território por meio da construção de um planejamento e da execução de projetos que acelerem o processo de desenvolvimento de Lages e da Serra Catarinense.
O Workshop Visão de Futuro é parte desse processo, reunindo toda a sociedade para a construção coletiva e integrada de uma visão de futuro única, que norteará toda a elaboração e a operacionalização do Plano de Aceleração.
O Workshop Visão de Futuro acontece no dia 3 de julho, a partir das 18 horas, no Centroserra Convention Center. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este link.
Deixe seu comentário