Na busca constante de uma solução para a manutenção das estradas do interior, a diretoria da Associação Empresarial de Lages recebeu, na reunião de segunda-feira (22), o professor Jean Alberto Sampietro, que falou sobre um estudo realizado por ele sobre a construção e conservação de estradas rurais.
As estradas do interior têm uma grande importância para a economia do município, pois possibilitam o escoamento da produção rural, além de impactar a qualidade de vida da comunidade.
Segundo o professor, os principais desafios na manutenção de estradas rurais são a evolução das máquinas e veículos em operações florestais; e a falta de adequação das estradas às novas necessidades logísticas.
De acordo com Sampietro, através do estudo de materiais para manutenção de estradas rurais foi possível identificar que a mistura de areia e cal 8% é mais eficiente na manutenção das estradas. “Estabilizar o solo quimicamente é 60% mais barato do que o revestimento padrão”, destacou.
Ao final da apresentação, o professor salientou que a falta de planejamento e de classificação de estradas, a escassez e desconhecimento de métodos de planificação, a inexistência de normas e métodos de elaboração/execução de projetos, a falta de investimento e a aplicação inadequada de recursos como principais motivos para o baixo padrão técnico das estradas rurais.
Deixe seu comentário