Em tempos de conturbações jurídicas e ambientais, do excessivo regramento por normas técnicas, da burocracia fiscal e tributária e da complexidade e escassez de mão de obra e legislação trabalhista, a qual os agentes envolvidos devem estar atentos, vislumbra-se cada vez mais a necessidade e a importância da ação de entidades e de agentes representativos para o setor.
A IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO
Em uma economia cada vez mais globalizada e, portanto, competitiva, é preciso reunir a união de forças e esforços para enfrentar as demandas impostas ao setor produtivo, com o objetivo da manutenção da propriedade, do negócio e da família frente ao mercado atual e futuro. O associativismo tem sido a maneira mais eficiente, segura e economicamente viável para a concretização destes objetivos, especialmente aos pequenos produtores rurais, por ampliar seu poder de negociação frente aos fornecedores e junto aos compradores dos produtos agropecuários produzidos na propriedade.
A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE
As cooperativas, as associações e os sindicatos, têm representado a melhor forma de representação da classe produtora voltada ao agronegócio. São essas entidades que agregam força e representatividade à classe, em busca de objetivos comuns, em defesa dos direitos fundamentais e específicos e na forma corporativa em defesa das necessidades coletivas da classe produtora.
AS COOPERATIVAS
As cooperativas, voltadas ao agronegócio, têm representado uma ferramenta importante na redução de custos dos insumos agrícolas, bem como uma base de apoio ao recebimento, armazenamento, processamento e venda garantida dos produtos oriundos do setor. Na Serra Catarinense podemos destacar como exemplo as cooperativas Cooperplan, Copercampos, Cooperserra, Sanjo, além das cooperativas de crédito, que trabalham com linhas voltadas ao setor.
ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS
As associações e os sindicatos de classe também são entidades voltadas à defesa das necessidades do setor produtivo, dentre estes destaques podemos citar os sindicatos rurais de cada município, a exemplo do Sindicato Rural de Lages, as associações empresariais como a Acil, bem como a formação de associações com fins específicos, como o Sindimadeira em Lages e a Amap em São Joaquim.
REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA GOVERNAMENTAL
Da mesma forma e importância, uma boa representatividade política e governamental, voltada aos anseios da classe produtiva, pode contribuir na formação de políticas públicas, na fiscalização dos recursos públicos e na defesa dos direitos e das necessidades do setor produtivo. A escolha de representantes voltados aos interesses do agronegócio é fundamental para defesa dos anseios e das necessidades do setor.
PARCERIA AMBIENTAL - ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO
Deixe seu comentário