logo RCN
Festa do Pinhão

Realeza vai usar vestidos inclusivos e comemorativos à tradição

  • Cláudia Pavão

A tradicional Festa do Pinhão, que celebra a cultura e a música da da Serra Catarinense, traz uma novidade para a edição de 2024.

Neste ano, os vestidos da rainha e das princesas, criados pelas estilistas Ana Lopes e Berenice Omizzollo, do Ateliê La Unica, carregam um significado profundo e inclusivo.

O novo conceito dessa produção foi apresentado na tarde de terça-feira (21), na Apae de Lages, quando a comitiva da realeza, junto a Ana Lopes e a direção da escola, promoveu um esquenta da Festa do Pinhão para os alunos.


Vestidos com propósito

Ana Lopes, do La Unica, ateliê responsável há anos pela criação dos trajes da realeza da Festa do Pinhão, compartilha as inovações deste ano.

“Cada ano é um desafio diferente para superarmos o anterior. Neste ano, quisemos trazer uma visão social, destacando pessoas que muitas vezes ficam à margem da sociedade. Decidimos incorporar a APAE nesse processo, desenvolvendo um trabalho manual, com bastante uso de texturas e elementos táteis, para que todos possam se conectar verdadeiramente com o que estamos apresentando”, explica Ana.

"Os vestidos, na cor marrom e em corte princesa, foram ornamentados a partir de paisagens ilustrativas alusivas a três canções vencedoras de categorias em edições da Sapecada da Canção Nativa", explica a estilista.

Temas regionais esboçados e delineados em lembrança aos alunos da Apae e de milhares de pessoas com deficiência física ou oculta, como visual, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), privilegiando as pessoas com vestidos tateáveis, democratizando o acesso às características da Festa do Pinhão. 


Uma homenagem musical

Em comemoração aos trinta anos da festa, Ana e sua equipe escolheram três músicas que marcaram a história do evento para inspirar os vestidos. “Foi impossível não falar dessas músicas que são tão importantes para o nosso trabalho”, conta Ana.

A escolha foi uma tarefa difícil, mas ela priorizou músicas gaúchas que conhecia bem. Assim, foram escolhidas obras que remetem ao universo gaudério, a exemplo de 'Canta Catarina', proporcionando um toque autêntico e tradicional aos trajes.

Os títulos das composições, segundo explicou Ana, serão bordados em braile e na mesma cor do tecido, nas mangas dos vestidos.

Celebração e Inclusão

Além da criação dos vestidos, a APAE organizou uma mini festa, e os alunos das turmas da manhã e da tarde participaram ativamente. “Os alunos fizeram um bailão, uma festa onde todos dançaram. Foi muito bonito de ver”, relata Ana.

"O evento demonstrou como a moda pode ser um veículo de inclusão e celebração, integrando todos em um único espírito festivo."

Apresentação e Expectativas

Os trajes oficiais da realeza da Festa do Pinhão serão apresentados oficialmente na noite desta quarta-feira (22), durante a abertura do Recanto do Pinhão, no Calçadão da Praça João Costa, em Lages.

“Estou muito feliz com toda a dimensão que a moda pode trazer e o que podemos fazer pela nossa sociedade. Acredito que todos vão gostar”, diz ela.

Abertura oficial do Recanto do Pinhão marca o início das festividades Anterior

Abertura oficial do Recanto do Pinhão marca o início das festividades

Reunião define esquema de trabalho para os 18 dias de atividades Próximo

Reunião define esquema de trabalho para os 18 dias de atividades

Deixe seu comentário