-
Cláudia Pavão
Semente é símbolo da região e tem importância social, econômica e cultural para a Serra Catsrinene
Símbolo da Serra Catarinense, o pinhão tem a colheita autorizada a partir deste 1º de abril. Em Lages, a comemoração da abertura da temporada foi feita no Hotel Fazenda Boqueirão. O prefeito em exercício, Juliano Polese, fez a debulha simbólica da pinha, em evento que reuniu convidados e imprensa.
Para a abertura da temporada teve pinhão na chapa, café campeiro, música e dança tradicionalistas e sapecada de pinhão feita no pé do pinheiro. “Esta é uma data importante para a nossa cidade. Estamos, aqui, na Fazenda Boqueirão, oficializando esta data, revivendo nossas tradições e nossas raízes”, disse Polese.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Lages, Álvaro Joinha, destacou a importância social e econômica da semente para a região. “Na Serra Catarinense, muitas famílias sobrevivem da safra do pinhão. Somente nos municípios de Lages e Painel, temos cerca de 900 famílias que sobrevivem da colheita do Pinhão.”
Com a permissão da legislação ambiental para a colheita, começa, também, em Lages, o Festival Colheita do Pinhão, promovido pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural, com a parceria da ACIL, CDL e Escola de Gastronomia Chef Gourmet.
O festival contará com programação artística-cultural e gastronômica, durante todo o mês de abril. Neste sábado, está programado para a noite de 1º de abril, uma sapecada de pinhão (“sapecadaço”), no calçadão da Praça João Costa. E a participação de sete cervejarias artesanais da cidade, e ao longo do mês, com a integração de 20 estabelecimentos gastronômicos da cidade (bares e restaurantes) servindo, diariamente, pratos típicos à base de pinhão.
Destaque especial do festival será o Concurso Gastronômico, que será julgado no dia 30 de abril, na Escola Chef Gourmet. As inscrições, tanto para chefs amadores como profissionais, estarão abertas de 1º a 15 de abril. Além disso, também será servido almoço especial (à base de pinhão) em quatro restaurantes de Lages, nos dias 8 de abril (Fazenda Pedras Brancas-homenagem a Júlio Ramos); 15 de abril (Fazenda Cavalhada-Coxilha Rica); 21 de abril (Rancho Recanto Nativo- Lambedor); 26 de abril (Fazenda Boqueirão); 30 de abril (Hotel Lago Di Venezia).
Programação do Festival Colheita do Pinhão (1º de abril)
8 horas - Colheita e debulha da primeira pinha, no Hotel Fazenda Boqueirão
9 horas - Abertura oficial do Festival, no calçadão, com apresentação dos alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros Lages - Parceria Sesc Centro Cultural Vidal Ramos e Instituto Renato Borghetti de cultura e música
10 horas - CTG Planalto Lageano
10h30 - Apresentação artística CTG Barbicacho Colorado
11 horas - Show Eder Goulart
12 horas - Show Paulinho Guazzelli e Welington Graeff
14 horas - Apresetação CTG Tauras da Serra
15 horas - Apresentação CTG Anita Garibaldi
16 horas - Tiro de Laço Vaca Parada
17 horas - Show Zetti Gaudéria e Zezinho da Coxilha
18 horas - Sapecada de Pinhão (Sapecadaço)
18h30 - Mostra de Chula e Trova
19 horas - Trança de Cordas
20 horas - Apresentação Quarteto Coração de Potro
Deixe seu comentário