logo RCN
Memorial Nereu Ramos

Espaço conta a história do único catarinense na Presidência da República

A maior personalidade política da cidade de Lages em toda a sua história chama-se Nereu de Oliveira Ramos. Nascido no ano de 1888, na Coxilha Rica, o advogado, jornalista e professor seguiu os passos do pai Vidal José de Oliveira Ramos Júnior na política.

Nereu chegou à Presidência da República no dia 11 de novembro de 1955 e ficou até 31 de janeiro de 1956 passando a faixa para Juscelino Kubitschek.

O lageano foi o 12º Presidente do Brasil em um período tenso e de transição no poder do país. Nereu Ramos tornou-se presidente por diversos fatos históricos: em 24 de agosto de 1954, o então presidente Getúlio Vargas suicidou-se, e o sucessor Café Filho teve problemas de saúde e acabou sofrendo impeachment, ação que também tirou o antecessor de Nereu, Carlos Luz, em movimento liderado pelo general Henrique Lott, que ficou conhecido por “Movimento 11 de Novembro”.

O falecimento de Nereu Ramos abalou toda a estrutura política catarinense. Em 16 de junho de 1958, um acidente aéreo vitimou o lageano e mais outros políticos do estado: o deputado federal Leoberto Leal e o então governador catarinense, Jorge Lacerda.

Um Memorial para o Presidente
Em 3 de setembro de 1992, a Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL), inaugurou o museu biográfico intitulado de Memorial Nereu Ramos.

O espaço exibe, gratuitamente ao público, toda a memorabilia do ex-presidente. O acervo apresenta cerca de 3 mil fotografias históricas e objetos que fizeram parte da vida pessoal e política do lageano e ainda possui um local que abriga o mausoléu.

O Memorial tem como guia a servidora pública Maria Apolinaria, que atua desde 2005. “Faz parte da minha vida a função de contar a história do Doutor Nereu para os nossos conterrâneos e turistas. É como se eu fizesse parte da família, uma honra e muita responsabilidade”, diz.

Fotos: Jary Carneiro Júnior e Nilton Wolff / PML

Os Cânions do Fim do Mundo Anterior

Os Cânions do Fim do Mundo

Conheça os finalistas do 3º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo Próximo

Conheça os finalistas do 3º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Deixe seu comentário