Foi a cidade que perdeu
Falando a respeito das “adversidades” pelas quais passou nos últimos meses, especialmente desde 03 de fevereiro, quando foi detido na segunda fase da Operação Mensageiro, o prefeito Antonio Ceron foi às redes sociais para agradecer aos amigos e a Deus por ter lhe dado serenidade para atravessar essa provação. Esta foi a mensagem postada no sábado, ele retornou ao cargo na quinta-feira, após as audiências realizadas pela desembargadora Cíntia Bittencourt Schaefer, relatora do processo, na segunda e terça-feira da mesma semana. Com isso, encerrou-se a fase de instrução processual e o prefeito e ex-secretários envolvidos foram liberados. Antônio Arruda, Eroni Delfes e o ex-diretor da Semasa, Miltinho Matias, ainda com tornozeleira. Com essa mensagem, o prefeito sinalizou que quer tocar a vida e especialmente a administração do município. Embora o processo continue tramitando no Tribunal de Justiça, Ceron sabe que ações desta natureza se arrastam por anos até sua conclusão e, lá no final, quando finalmente conclui seu ciclo, já ninguém nem lembra mais do que se tratava. A questão que fica é o tempo perdido, as ações que ficaram pendentes desde seu afastamento, as medidas que deixaram de ser tomadas, as decisões a serem empurradas com a barriga até o seu retorno ao cargo. Isso não se recupera. O vice-prefeito assumiu nesta interinidade, mas de forma muito clara, consciente de sua impermanência no cargo e por isso nada fez para não ferir suscetibilidades e nem criar qualquer rachadura na relação com o titular. Assim, ficou debulhando a pinha, e desviando a atenção dos cidadãos com festas e eventos esportivos enquanto aguardava a volta de Ceron. Nem a nomeação do secretário da Agricultura, com a saída de Thiago Cordeiro, foi capaz de fazer. Especialmente, porque nos bastidores, há a disputa pela nomeação, entre o grupo do vereador Ozair Coelho (Polaco), principal nome ventilado para o cargo, e o vereador Gerson dos Santos, que desejava colocar lá um de seus apadrinhados. Juliano Polese preferiu não entrar nesta disputa, dando tempo ao tempo. Lamentamos que isso tudo tenha acontecido, pois a cidade perdeu, parou no tempo até o retorno de Ceron, tanto que até mesmo obras que já estavam praticamente prontas, como a revitalização do Tanque Jonas Ramos, ficaram em compasso de espera. Nem sabemos se de fato já foi concluída.
“Não foi um crescimento tão elevado, não foi o resultado esperado, mas o importante é que o nosso município continua crescendo. Nos próximos anos, com a expansão da empresa Sudati e a abertura de vagas de trabalho das empresas que irão se instalar na Área Industrial, a tendência é o que nosso município dê um salto em termos populacionais, pois a geração de empregos atrai a vinda de novos moradores”
Prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, ao comentar o resultado do Censo 2022 que aponta que o município conta hoje com 17.293 habitantes, com crescimento de 5.97% nos últimos 12 anos.
A estratégia do Cidadania para 2024
A presidente do Cidadania, Cristina Subtil, se reuniu para um almoço com as duas vereadoras do partido – Elaine de Morais e Suzana Duarte –, na quinta-feira passada, para discutir os encaminhamentos do partido. Na pauta de discussão entra, inclusive, a decisão do Cidadania de participar da eleição municipal com candidato(a) a prefeito(a). Apesar da deputada Carmen Zanotto já ter dito que não participaria desta disputa, o partido aposta que sim. Ao aceitar o convite para compor a equipe do governador Jorginho Mello, se apostava que ela estaria cimentando o caminho para chegar ao Senado. Se decidir pela sucessão municipal, vai romper esta ascensão política e deixar o cavalo passar. Mas, parece que administrar a cidade se reveste em um encanto extremo que cativa a todos que escolhem o caminho da política.

As três mulheres fortes do Cidadania já começam a discutir as ações do partido com vistas às eleições do ano que vem
Na expectativa
Estamos na expectativa de que o prefeito que recém retornou às suas funções, Antonio Ceron, nomeie ainda esta semana o novo secretário da Agricultura. Thiago Cordeiro deixou a pasta em 5 de junho e até agora não foi indicado seu sucessor. Ceron assumiu e não temos ainda nenhuma notícia da administração, embora pessoas de seu círculo tenham dito que ele pretende recuperar o tempo perdido acelerando as ações da prefeitura.
Contrato rompido
A Câmara de Vereadores rompeu o contrato com a empresa Patrono, pelo qual eram contratados os funcionários terceirizados. O rompimento se deu porque a empresa não estava cumprindo com seus compromissos. Deixou de pagar o vale alimentação, o vale transporte e até as férias desde o ano passado. Já foi contratada outra, de forma rápida e silenciosa. O problema é que os funcionários entraram na justiça cobrando os valores não pagos, mas a Patrono não tem nenhum patrimônio. A Câmara contratou uma empresa que não possui nenhuma garantia. Não tem nada em seu nome. O resultado é que a própria Câmara vai ter de pagar os atrasados a esses funcionários. Na realidade, teria de ser cobrando do presidente do legislativo da época em que foi feito esse contrato.
Impugnação
Mais uma vez o edital para a concessão do serviço funerário em Lages foi impugnado por quatro das empresas participantes do certame. A abertura do edital estava prevista para sexta-feira passada. Consta que uma das questões estaria no valor do lance mínimo para obter a concessão, fixado no edital em R$ 256 mil, considerado muito alto. Consta que há inclusive empresas funerárias de fora de Lages interessadas no mercado local. Embora fale-se que deve haver uma funerária para atender a cada 30 mil habitantes, em Lages foi fixado o número de oito para atender uma população com pouco mais de 160 mil habitantes. Hoje estão instaladas e atuando em Lages sete funerárias. A partir da concessão, contaremos com uma a mais. No edital há também outros critérios importantes, como o acompanhamento dos valores cobrados e o controle dos preços praticados por parte do poder público.
Evento do PL
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) virá a Santa Catarina nesta semana para acompanhar a agenda da mulher, Michelle Bolsonaro (PL), que é presidente nacional do PL Mulher e tem viajado pelos estados. A chegada está prevista para hoje. O casal se encontra com o governador Jorginho Mello, na Casa D`Agronômica, e participa de um café com lideranças políticas durante a tarde. À noite, se reúne com a bancada catarinense do PL. Amanhã haverá um evento público na Stage Music Park, que é um dos maiores espaços de eventos na Capital.
Recurso
Ministério Público quer o retorno do ex-secretário Antônio Arruda ao presídio. O recurso especial neste sentido foi protocolado, na segunda-feira, e solicita que seja revisto o relaxamento da prisão preventiva.
Modal ferroviário
O vice-presidente da Facisc da regional do Oeste, Milvo Zancanaro, observou durante encontro da federação, que existem dois projetos ferroviários em execução, um ligando Correia Pinto a Chapecó e outro entre Araquari e Navegantes, um total de 381 km e investimentos de R$ 32,5 milhões. Além de três projetos a contratar, ligando Navegantes a Correia Pinto, Tubarão a Rio do Sul e o contorno ferroviário entre Joinville e Itapoá, um total de 471 km de ferrovias. Já é tempo destes projetos avançarem!
Dano ao patrimônio
O compositor e poeta Ramiro Amorim publicou um vídeo mostrando os estragos que os jeepeiros fizeram no Corredor da Tropas, na Coxilha Rica, um dos maiores patrimônios históricos de Lages. Realmente foi chocante ver um dos participantes do rally falar que teve de desmanchar uma parte da taipa para poder passar. Os organizadores do evento chegaram a pedir desculpas pelo que aconteceu, mas acho que é preciso fazer mais que isso: recompor o que foi danificado. E, nunca mais usar este caminho para eventos desta natureza.
Deixe seu comentário