Republicanos deve perder seu único vereador em Lages
A mesa da Câmara de Vereadores só está aguardando que a Justiça oficialize o Legislativo sobre a sentença do vereador Jubsnei Martins da Cruz (Republicanos), conhecido como Nei Casa Nossa, para sacramentar a cassação de seu mandato e chamar o 1º suplente eleito pelo PSL, pelo qual foi eleito. O vereador Nei foi condenado na Justiça em duas instâncias e foi sentenciado a 9 meses de detenção por crime econômico. Ele, que tinha um comércio, não recolheu o ICMS da venda de mercadorias e por isso teve a condenação. A legislação prevê que o vereador condenado (por se apropriar do dinheiro do fisco) não só responde criminalmente pelo ato como também perde seu mandato. Até o início da semana a Câmara ainda não havia recebido a notificação da justiça, mas é certo que o mesmo perderá seu mandato. O primeiro suplente é o Robertinho, que já está na Câmara substituindo o vereador Gabriel Córdova, que hoje ocupa o cargo de Secretário de Planejamento. Robertinho está hoje filiado ao União Brasil, portanto, o partido Republicanos perderá sua representação na Câmara de Lages. E para o lugar de Gabriel, a mesa da Câmara chamará o segundo suplente do PSL, Eder Santos, que fez 895 votos. Portanto, a situação criada pela condenação de Nei abre a possibilidade de assumir o legislativo para alguém que sequer imaginou que isso fosse possível, especialmente considerando a pequena votação recebida. Mesmo assim, ainda teve votação maior do que a agora vereadora Katsumi Yamaguchi, que fez 810 votos e hoje está substituindo o secretário do Desenvolvimento Econômico, vereador do PP, Álvaro Mondadori. A expectativa, a partir daí, será quanto ao posicionamento do novo ocupante da vaga: Eder Santos. Visto que, embora oposição, o vereador Nei vota com a situação, assim como o vereador Tio Zé. Não sabemos se Eder ficará na oposição ou vai votar com a situação.

Vereador Nei Casa Nossa deve perder o mandato por conta de condenação por crime econômico
“Estou realizando visitas aos hospitais para ouvir as demandas solicitadas e buscar uma solução em conjunto. Aumentar o número de leitos e um atendimento humanizado é de extrema importância para garantirmos a assistência adequada aos pacientes”
Secretária da Saúde, deputada Carmen Zanotto, em visita aos hospitais de Lages quando garantiu o custeio de mais cinco leitos de UTI no Seara do Bem
Suspeita de interferência na administração
O Ministério Público investiga a suspeita de violação da prisão domiciliar imposta ao prefeito, Antonio Ceron, preso na segunda fase da Operação Mensageiro. Desde 15 de fevereiro, o gestor está em prisão domiciliar. No dia 28 de fevereiro, por meio de um contato telefônico com a 5ª Promotoria de Justiça em Lages, um informante disse que “agentes políticos e outros servidores municipais (comissionados) estão frequentando a residência do prefeito em prisão domiciliar, entre os horários das 6h e 8h da manhã”. Entre eles estariam o chefe de gabinete da prefeitura, Aurélio de Bem Filho e o vereador do PSD, Ozair Coelho (Polaco). Relata que, através deles, mesmo afastado, Ceron “continua gerindo diversas atividades da municipalidade”. A defesa do prefeito nega que isso esteja ocorrendo e o vereador Polaco disse que iria pessoalmente ao MP para esclarecer os fatos, porque ele reside a 400 metros da casa do prefeito. Obviamente será preciso apurar tais fatos, mas se realmente for verdadeiro, justificaria a inércia do prefeito interino, Juliano Polese, que até agora não assumiu, de fato, as rédeas da administração.
Novo espaço
O Consórcio da Saúde da Amures vai funcionar no espaço que era ocupado pela Receita Federal, na Avenida Presidente Vargas. A estrutura está sendo adaptada para comportar esse serviço. Entendo que é um espaço bem mais adequado. Mas, me pergunto qual foi a razão do consórcio adquirir aquele imóvel ao lado da sede da Amures? Inicialmente se falava que era ali que seria construída a sede do consórcio, mas virou apenas um estacionamento. Foi um investimento alto a aquisição deste imóvel, por conta do CIS Amures. Lembro que o consórcio tem recebido um bom volume de recursos de emendas da deputada Carmen Zanotto a ponto de não ter conseguido gastá-lo todo.
Em juízo
Já que não conseguiu impedir que fosse sustado o pagamento do salário de prefeito a Antonio Ceron, que está afastado do cargo, o vereador de oposição, Jair Júnior (Podemos), entrou com pedido para que seus vencimentos sejam depositados em juízo. Será muito difícil que seu pedido prospere.
Parcial
Conforme a divulgação parcial dos dados do Censo de 2022, a população de Lages teve um crescimento de apenas 4,91% em comparação com o último censo de 2010, que apontou 157.158 pessoas. Agora, chega a 164.881. Em 12 anos o aumento da população foi de apenas 7.723 habitantes. Tem município da Serra com um índice de crescimento bem maior, como Correia Pinto, que aumentou 27,65%, e está com 15.720 habitantes. E Anita Garibaldi também cresceu 22,16%, na parcial está com 8.286 habitantes. A divulgação oficial do resultado do Censo está prevista para o dia 28 de junho, isto é, neste domingo. Pelo menos é o que está sendo divulgado em seu portal.
Desafetação
Na audiência pública realizada no Bairro Santa Mônica, na sexta-feira, foi aprovada a desafetação de parte de uma rua para a construção da quadra de grama sintética que vai ficar ao lado do campo. O deputado Marcius Machado comemorou a decisão, pois é ele que está viabilizando os recursos para a quadra. Lembramos que esta quadra já era para ter sido construída, mas um vereador (Enio) tentou impedir isso, ao não permitir a construção em um local escolhido. O prefeito Juliano Polese prometeu que atenderia a vontade da população do bairro, que agora já foi expressada.
Portas fechadas
A empresa Flex fechou sua unidade de Lages e também em Chapecó. Chegou a ter mais de 2 mil funcionários em sua melhor fase. No final do ano passado, já havia despedido inúmeros funcionários sem pagar o 13º e demais pagamentos. Certamente acertou posteriormente a rescisão de todos e acabou fechando. As mudanças nas regras dos Call Centers acabaram por não mais justificar a manutenção deste serviço.
+Lages
Até me surpreendi com o questionamento do presidente da Câmara, o vereador Aldori Freitinhas, com relação ao aplicativo +Lages, já que ele sempre se posicionou a favor de tudo o que se relaciona à prefeitura. Ele quer saber, entre outras coisas, quantas demandas têm listadas hoje neste Aplicativo. “Pelo que vemos é mais uma ferramenta sem utilidade alguma. Queremos saber o valor pago nesta ferramenta? Qual o gasto mensal com este aplicativo pela prefeitura? Haja visto que para uma simples resposta está levando 45 dias, conforme teste que fizemos”, diz ele.
Cai arrecadação
O prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, decidiu cancelar a Festa da Madeira deste ano por conta da queda na arrecadação do município. Fabiano lembra que apesar da queda na arrecadação, Otacílio Costa pode comemorar a instalação de 22 empresas no seu distrito industrial, a ampliação da empresa Sudati e o investimento, entre R$ 25 milhões a R$ 30 milhões, da Coopercampos, na ampliação das instalações de armazenagem de grãos, na Vila Aparecida.
Deixe seu comentário