O Podemos à espera de uma decisão
Os partidos Podemos e Republicanos firmaram compromisso de caminharem juntos nestas eleições, em Lages, durante encontro realizado no sábado passado, na Câmara de Vereadores. Neste encontro, presidido pelo vice-presidente estadual da sigla, o deputado Lucas Neves, o Podemos ainda deixou claro que está aguardando resultado de pesquisa para decidir o que é melhor para o partido: se entra na disputa com candidato próprio à prefeitura ou firma aliança em apoio a algum dos candidatos postos. Segundo Lucas, a ideia está sendo amadurecida “porque os últimos levantamentos mostram que uma parcela da cidade espera que o nosso grupo apresente um projeto para a prefeitura”. Na realidade, não é bem a pesquisa que o Podemos está aguardando, mas principalmente a decisão da deputada federal e secretária estadual da Saúde, Carmen Zanotto, se sai ou não candidata. Ele sabe que se Carmen, Elizeu Mattos e ele saírem candidatos, acabarão dividindo os votos da oposição, favorecendo o candidato do paço. Isso é, repetindo o resultado das últimas eleições. Especialmente da última, em 2020, em que ele também participou e ficou em terceiro lugar, com 27,56% dos votos válidos. Antonio Ceron se elegeu por uma diferença de 56 votos da segunda colocada, Carmen Zanotto. A única chance, creio eu, seria uma aliança do Podemos com o PSD de Ceron. Neste caso, a opção do PSD e PP nem seria o nome de Juliano Polese para oferecer como vice. Mas, aí o Podemos, que fez uma forte oposição a Ceron durante os dois mandatos (especialmente através da figura de seu vereador Jair Júnior), teria de dar muita explicação aos seus eleitores. E, os eleitores costumam não ser tolerantes a esse tipo de procedimento. Os políticos já estão acostumados a engolir sapos, mas os eleitores não! Há ainda outra questão a ser considerada que é a aliança do PSD/PP com a União Brasil que tem o pré-candidato Lio Marin a prefeito. Entre Lio Marin e Lucas Neves, o PSD ficará com quem? A outra opção seria confirmar a aliança com o Cidadania em apoio ao nome de Carmen, oferecendo o vice. Neste caso, não seria o de Lucas, mas do vereador Jair Júnior. Mas ocorre que Carmen está com o PL do governador Jorginho Mello, que já tem um candidato a vice de Carmen: o empresário Jean Corbellini. A fixação de uma peça neste tabuleiro definirá a posição de todas as demais.

Vice-presidente estadual do Podemos, deputado Lucas Neves, se coloca como uma alternativa do partido na disputa majoritária em Lages
“São mais prejuízos para nossa região. Desde o fim do ano passado, mais de 100 pontos de rodovias foram danificados. Estamos atentos; já realizamos diversas reuniões para apresentar essas demandas e pedir agilidade na recuperação dos trechos. Ações emergenciais já foram feitas enquanto os projetos eram elaborados e, em breve, o Governo deve contratar as obras de reconstrução. Vamos continuar acompanhando de perto, como fizemos hoje aqui na Serra do Panelão”
Deputado estadual Lucas Neves (Podemos), presidente da Bancada da Serra, esteve na SC-110, entre Bom Retiro e Urubici, para acompanhar os trabalhos de liberação da rodovia.
MDB tem 30 nomes para escolher seus 17 candidatos
O MDB realizou um encontro na sexta-feira passada para apresentar a nominata de 30 pré-candidatos a vereadores, de onde serão retirados os 17 nomes que vão concorrer pela sigla. Na realidade, foi uma primeira reunião, em que essas lideranças foram apresentadas e o ex-vice-prefeito Cosme Polese ministrou uma palestra motivacional e de orientação aos candidatos. O MDB está se empenhando para montar uma nominata forte para a Câmara para alavancar a candidatura a prefeito. Contou, também, com a presença de representantes do partido DC e do PSB, que deverão estar alinhados nestas eleições. Uma das questões tratadas foi o grande encontro regional que o MDB realizará no dia 14 de junho, também na Câmara de Vereadores.

Em reunião realizada semana passada, o partido anunciou o encontro regional que fará no dia 14 de junho
Reuniões
O Podemos e Republicanos deverão se reunir novamente em 6 de junho, quando serão repassadas orientações sobre diversos aspectos da campanha e anunciar o andamento das negociações. Também em junho, no dia 15, o deputado Lucas voltará a se reunir com os pré-candidatos a vereador e prefeito de diversos municípios da Serra.
Crescimento do PL
Consulta à base de dados da Justiça eleitoral mostra que o PL foi o partido que mais cresceu em números de filiações em Santa Catarina. O PL tinha 50.243 filiados e com o fim da janela partidária chegou a 63.073, um aumento de 25,5%. O MDB ainda é a maior sigla em SC com 182.723 filiados. São, ao todo, 888.211 eleitores catarinenses filiados a partidos no estado. O MDB e o PP (125.052 filiados), respectivamente primeiro e segundo lugar, continuam a se beneficiar de sua longa trajetória e base histórica. O PT, mesmo enfrentando dificuldades típicas da esquerda em Santa Catarina, teve um bom crescimento.
Voos
O vereador Jair Júnior solicitou audiência pública para discutir os cancelamentos frequentes de voos do aeroporto regional, que têm impactado negativamente na economia regional e causado transtornos para os passageiros. A audiência pública permitirá ouvir as preocupações e sugestões dos moradores, autoridades, comerciantes e empresários, possibilitando a busca por soluções eficazes e a melhoria dos serviços aeroportuários, segundo Jair.
Uso de celular
A deputada Paulinha (Podemos) apresentou projeto de lei que regulamenta o uso de celulares nas escolas de Santa Catarina. Autora da matéria, a parlamentar acredita que o uso indiscriminado do aparelho pelos alunos traz prejuízos para a aprendizagem, para o desenvolvimento cognitivo e o relacionamento com os colegas.
Acessibilidade
Conforme legislação que garante acessibilidade à pessoa com deficiência nas edificações públicas e privadas de uso coletivo, o Ministério Público e a Prefeitura de Lages firmaram um termo de Ajustamento de Conduta e, a partir de março do ano que vem, vai começar a fiscalizar se todas as empresas com alvarás de funcionamento atende às normas de acessibilidade. A empresa que não estiver adequada, não receberá o alvará.
Mobilização
O MDB terá 226 candidatos a prefeito e 81 candidatos a vice-prefeito em Santa Catarina. O partido realizou, dia 16, uma mobilização com os pré-candidatos da sigla nas coordenadorias regionais de Laguna e da Grande Florianópolis.
A 1ª edição do Bora 15 – Mobiliza MDB foi realizada em Rio do Sul, no início de maio. Os próximos eventos de maio serão realizados em Chapecó, no dia 24; e em São Miguel do Oeste, dia 25. Em junho, a comitiva do partido passará por Criciúma, Caçador, Lages, Camboriú e Joinville.
Defensoria
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para alertar sobre a dificuldade de acesso à Justiça com o fechamento das defensorias públicas. O parlamentar explicou que, nas últimas semanas, foram 10 órgãos suspendendo as atividades por evasão de defensores, o último caso em Lages, na Serra Catarinense. Ele solicitou apoio do presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal, para colocar em votação um veto do Governo do Estado que cria melhores condições de trabalho aos defensores públicos. “Santa Catarina descumpre a Constituição e dificulta o acesso dos mais pobres à Justiça. O trabalhador, o pobre, a pessoa vulnerável que precisa, não tem defensoria. Precisamos colocar em votação urgente, e cada deputado vota conforme seu entendimento”, ponderou Minotto.
Deixe seu comentário