Uma pedra no caminho de Colombo
A julgar pelo andamento do processo contra o senador Jorge Seif, por suposto abuso do poder econômico durante a campanha, acho que pode haver uma virada nas expectativas do ex-governador Raimundo Colombo, que espera conseguir assumir com a cassação do mandado de Seif. Ministros do TSE solicitaram diligências, já que consideram falhas as investigações no processo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que apresentem, em um prazo de 48 horas, os prefixos de todas as aeronaves que pertencem à rede de lojas Havan. O pedido é do relator do processo de cassação do senador Jorge Seif (PL), ministro Floriano Marques, que levantou dúvidas sobre as provas incluídas na ação. Em nota assinada pelo advogado Murilo Varasquim, do escritório Leal & Varasquim, que representa Seif na ação, o empresário Luciano Hang diz que nenhum político em campanha viajou em seus aviões e helicópteros durante o período eleitoral, e que isso ficará evidenciado na coleta de provas. Disse que, junto com Jorge Seif, fez uma consulta prévia ao ex-ministro do TSE, Admar Gonzaga, que orientou “enfaticamente” sobre a proibição do uso de aeronaves. A se confirmar o que disse Hang, Seif deverá ser mantido no Senado. Raimundo Colombo ficou em segundo lugar na corrida ao Senado, na eleição de 2022. Jorge Seif levou 39,7% dos votos (1.484.110) enquanto que Colombo ficou com 16,30% (608.213) quase colando com o terceiro colocado, Dário Berger, que ganhou 16,23% dos votos (605.258). Por pouco não ficou na terceira colocação. Seu partido, o PSD, entrou com a ação para tirar a eleição de Jorge Seif e assumir sua vaga. Tinha esta possibilidade quase como certa, ao analisar outros processos que tramitaram no TSE. A sentença proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de SC foi favorável ao Seif, mas quando o processo subisse para o STE, Colombo apostava na virada. Contudo, ao chegar lá, inicialmente o relator propôs o voto fechado e, quando o julgamento iniciou, outra surpresa, com a decisão da coleta de provas. Até o início desta semana ainda não havia data para a retomada do julgamento, e há grande expectativa no resultado que agora oferece uma possibilidade concreta de Seif manter-se no cargo, o que era altamente improvável há algumas semanas.
Fomos o primeiro estado a enviar ajuda aos nossos irmãos gaúchos e nesta segunda-feira, com o revezamento das equipes, Santa Catarina passa a ser a maior equipe de bombeiros militares atuando em apoio ao Rio Grande do Sul”
Governador Jorginho Mello, ao anunciar o revezamento das equipes de Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros que estão atuando em apoio aos gaúchos, além das duas aeronaves deslocadas para o RS
Carmen definirá candidatura em junho
No mês que vem, a secretária estadual da Saúde e deputada, Carmen Zanotto, terá de se desincompatibilizar da função para poder concorrer à prefeitura de Lages pelo Cidadania. Ainda há certa dúvida por parte dos partidos adversários de que realmente Carmen avance nesta proposta de concorrer novamente ao cargo. Dentro de pouco tempo, estará sacramentada ou não esta candidatura. Feito isso, ela retorna à Câmara dos Deputados e começa a articular sua campanha e as alianças. Só há uma certeza: o PSDB estará com ela por força da Federação formada ainda na campanha passada. Apesar do Podemos ensaiar uma candidatura, muito provavelmente o partido estará com Carmen e oferecerá o vice-candidato, talvez na figura do vereador Jair Júnior. A partir da decisão de Carmen, teremos uma definição do quadro final das candidaturas destas eleições.
Foto: Carmen Zanotto
(legenda) No mês que vem Carmen deve deixar a Secretaria da Saúde para assumir candidatura a prefeita
Crédito: Arquivo
O que realmente houve com a usina?
Aguardada com tanta expectativa depois de um investimento considerável por parte do governo, a Usina de Asfalto está parada, depois de ensaiar um início das atividades, fornecendo 460 metros cúbicos de asfalto para que a Prefeitura de Lages tocasse a pavimentação da Rua João José Godinho, no dia 9 de abril. Já faz um mês que isso aconteceu e, depois, não soubemos de nenhuma atividade da usina. As prefeituras da Amures apostavam alto nesta unidade, que barateia o custo do asfaltamento em 40%. A primeira informação foi de que nenhuma das 18 prefeituras da Amures havia solicitado asfalto. Depois, soube-se que a Amures estava abrindo concurso para contratação de pessoal. Outra informação dava conta de que teria quebrado uma peça ou que estaria faltando uma licença ambiental para a unidade operar. Enquanto isso, a Amures se manteve calada quanto aos reais motivos da paralisação.
Prestando contas
Proposta de emenda à Lei Orgânica do município foi apresentada por Agnelo Miranda, visando a estabelecer a obrigatoriedade dos secretários municipais comparecerem semestralmente na Câmara de Vereadores para prestarem contas de suas ações. A proposta teve a subscrição de todos os demais vereadores. Ao infringir tal determinação, sem justificativa, importa em crime de responsabilidade, nos termos da lei federal".
Solidariedade
Na sessão da Câmara desta segunda-feira, o vereador Álvaro Mondadori participou remotamente. Estava no Rio Grande do Sul ajudando nossos irmãos gaúchos. Disse que seguiu para lá com duas camionetes carregadas de alimentos para ajudar os moradores de Muçum, no RS. Enquanto alguns elogiaram o vereador, também não sobraram críticas de que estaria usando a tragédia para se promover.
Falta emprego?
15 pessoas que foram selecionadas para trabalhar no McDonald 's já deixaram o emprego porque não se adaptaram aos horários de funcionamento do estabelecimento. Na realidade, se fala muito da falta de oportunidade de emprego, em Lages. Mas, estas mesmas pessoas que se queixam, não aceitam qualquer emprego, tem de estar dentro dos critérios deles. E estes critérios são, não trabalhar no final de semana e nem em horários alternativos.
Demissão
Os professores das escolas estaduais em greve estão dizendo que houve demissões em função da paralisação. Este foi o caso do professor de arte, da escola Leovegildo Esmério da Silva, do Salto dos Marianos, de São José do Cerrito, Antônio Machado, contratado em regime de ACT. Ele foi às redes sociais para falar a respeito. Contudo, me soa estranho que um professor contratado temporariamente abandone a sala de aula para aderir à greve.
E agora?
Aprovados no último concurso para ingresso na Polícia Militar de SC estão preocupados com o destino que o governo do Estado dará a eles, após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de unificação das vagas para homens e mulheres.
Na classificação final, antes da decisão judicial, saiu uma lista com 400 masculinos e 100 femininas aprovados. Após a ação vai ocorrer a unificação da lista. Como isso, 74 candidatos do sexo masculino que já haviam sido aprovados foram excluídos do concurso. Apesar de seus nomes constarem na lista final do concurso publicada pela instituição, eles não foram convocados para a próxima fase de entrega de documentação.
Temporários
Santa Catarina ocupa a quinta posição entre os estados com mais professores temporários no país, segundo pesquisa realizada pela Todos Pela Educação. O estado fica atrás apenas de Minas Gerais (80%), Tocantins (79%), Acre (75%) e Espírito Santo (73%). Entre 2013 e 2023, o estado de Santa Catarina viu uma redução de 11% no número de profissionais efetivos e um aumento de 55% nos temporários. O secretário da Educação, Aristides Cimadon, anunciou que será aberto um concurso público com 10 mil vagas para a rede de ensino do Estado, sendo oito mil vagas para professores e duas mil para auxiliares.
Deixe seu comentário