<
logo RCN
Esporte

Nilton Wolff

HOMENAGEM AO JORNALISTA NÉVIO FERNANDES

Infelizmente, perdemos um dos ícones da história jornalística de Lages. O Sr. Névio Fernandes, que foi colaborador do Jornal Correio lageano por décadas. Ele faleceu na quinta-feira vítima de infarto.

Abaixo, segue na íntegra um de seus artigos sobre a história do futebol amador de Lages. Ele escreveu para O Goleador, texto que foi publicado há 10 anos. O linguajar da época dos anos 40, permanece na escrita.


Goleiro que bateu em duas torcedoras e foi preso na hora

Por Névio Fernandes

Confusões em nossos gramados.

Confusões nos estádios de Lages, sempre foi assunto da imprensa lageana de todos os tempos. Como esta coluna costuma abordar coisas do passado, desejaria salientar que nas décadas de 40 e 50 as confusões em nossos estádios foram a tônica de rádio e jornais da época. Em meados da década de 40, tivemos em nossa cidade os famosos clássicos, envolvendo as equipes do Aliados F.C. e o Clube Atlético Lageano.

Esses clássicos tiveram uma grande participação de mulheres como torcedoras de ambas as equipes. Num dos clássicos de 1946, em que o Aliados superou o CAL por 2x0, o goleiro Benito do Atlético, após o encerramento da partida, agrediu duas torcedoras do time vencedor, a socos e ponta-pés, causando ferimentos graves nas feministas. O caso foi parar na polícia, com o atleta sendo recolhido ao xadrez.


Foto: Acervo Nilton Wolff


Lageano vence quiz nacional de perguntas sobre o Flamengo

Recentemente, o flamenguista lageano Fábio Ramos ganhou um concurso sobre a história do clube do coração. O reality game "Aqui é Nação" foi promovido remotamente pelo projeto Fut-Encontro, e transmitido ao vivo pelo canal Nação Urubu 81, que tem aproximadamente 50 mil inscritos.

Fábio superou outros torcedores rubro-negros de várias partes do Brasil e do mundo. Ele respondeu 26 perguntas sobre o Flamengo entre a fase eliminatória e a grande final, acertando 25 e errando apenas uma.

O prêmio foi uma camisa retrô do clube, alusiva ao título do Campeonato Brasileiro de 1992. Coincidentemente, aquela conquista despertou a paixão pelo rubro-negro carioca. "Eu tinha só seis anos, e nunca havia parado pra assistir um jogo na TV. Mas meu pai me disse que aquele jogo era importante, e me convenceu", relembra.

O Flamengo arrasou o Botafogo na decisão, vencendo o primeiro jogo por 3x0, e empatando o segundo em 2x2. A partir daí, Fábio começou a acompanhar a história do clube em vídeos e impressos e, com o tempo, foi aprofundando o conhecimento através da internet.

" Eu comecei a estudar o Flamengo na infância, com o material que o meu pai tinha guardado. Lia revistas Placar antigas, ouvia narrações de jogos nos discos de vinil e assistia gols nas fitas VHS. Agora, aos 35 anos, participei pela primeira vez de um programa sobre a história do clube, e tive a felicidade de vencer", conclui.


Foto: Nilton Wolff


Infraestrutura

Quadra de grama sintética é entregue à comunidade do Bela Vista

No ato, nesta tarde desta quarta-feira (21), estiveram presentes o deputado Marcius Machado juntamente com o prefeito Antonio Ceron, além de alguns convidados, onde entregaram ao presidente da associação de moradores do Bairro Bela Vista, o Paulinho, oficialmente, a quadra de grama sintética.

A obra foi construída com recursos de emendas impositivas, destinadas pelo deputado e com contrapartida da Prefeitura de Lages. O espaço de 820m2 ficou pronto antes do tempo e custou R$ 198 mil.

O bairro Universitário e o Habitação também deverão receber a instalação de quadras esportivas de grama sintética, ainda neste ano de 2021.

Lages deverá receber mais sete quadras esportivas de grama sintética: Nos bairros Santa Mônica, Santa Helena, duas no Copacabana, Sagrado Coração de Jesus, Araucária e Santa Rita, adaptáveis para voleibol e handebol, além do futebol e, mais duas de piso emborrachado, no Brusque e no Petrópolis - para futebol, vôlei e basquete, ou seja, poliesportivas com durabilidade para dez anos.


Foto: Nilton Wolff


Dupla afinada

Em tarde inspirada, Tampa e Amandinha comandam vitória lageana

O time do Leoas da Serra jogou na tarde de segunda-feira (19), em Lages, contra o Londrina. O jogo foi no Minossão, válido pela 7ª rodada da competição nacional e o time lageano foi demais. Venceu o jogo e está entre os melhores do Novo Futsal Feminino Brasil.

O placar foi elástico, mostrando a força do futsal feminino lageano. As paranaenses saíram na frente, com gol de Carol, mas logo as Leoas empataram com Amandinha. Depois Tampa fez mais dois seguidos, May fez o seu, Carol Cenedese também, e o último gol foi da estreante Amanda. Final: Leoas 6×1 Londrina.

O próximo compromisso das Leoas da Serra será no sábado 24 de Julho, em Lages contra o São José de SP.


Afinadas em quadra, Tampa e Amandinha comandaram a vitória

Foto: Nilton Wolff

Nilton Wolff Anterior

Nilton Wolff

Nilton Wolff Próximo

Nilton Wolff

Deixe seu comentário