logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Poderia ser empresas da Serra…

Santa Catarina poderá exportar 1.500 casas pré-fabricadas para a República Democrática do Congo (RDC) nos próximos anos. A negociação começou em 2022, envolvendo o país e a Cooperativa Amurel, um consórcio composto por cinco madeireiras localizadas em Jaguaruna e Tubarão.

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira, 13, ao governador Jorginho Mello, com a presença de uma comitiva da RDC, liderada pelo ministro das Minas, Victor Kasongo.

Inicialmente, está previsto o envio de 50 estruturas, permitindo eventuais ajustes na construção antes da comercialização das 1.500 casas.

“Decidimos enviar essas 50 unidades para verificar se tudo sairá do papel como planejamos. Se tudo ocorrer conforme esperado, pretendemos concluir a venda das 1.500 estruturas ao longo dos próximos 10 anos”, explicou Alexsandro da Cruz Barbosa, presidente da Cooperativa Amurel e vice-presidente regional da Fiesc Litoral Sul.

Os recursos para a aquisição das casas serão de um fundo destinado à compra de habitações populares em países com elevados índices de vulnerabilidade social, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O texto acima foi divulgado no site da Fiesc, mas essa iniciativa bem poderia envolver empresas da Serra Catarinense, onde há fartura de matéria-prima e mão de obra qualificada. Caso isso ocorresse, quantos empregos seriam gerados? Isso sem falar do movimento financeiro…


“Uma crise econômica é um período de escassez do nível de produção, da comercialização e do consumo de produtos e serviços. A economia é cíclica, ou seja, combina etapas de expansão com fases de contração. Essa sucessão de flutuações compõe os chamados ciclos econômicos.”

Conceito da tão temida crise econômica


Comércio _ A partir de agora, o trabalho no comércio nos feriados exigirá negociação coletiva com os sindicatos. Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego - publicada na terça-feira (14) no Diário Oficial da União - estabelece a exigência de concordância dos trabalhadores. Segundo a portaria, apenas as feiras livres poderão abrir nos feriados sem acordo coletivo. A medida altera uma portaria de 2021 que regulamentava o trabalho em atividades comerciais.

Comércio 2_ A medida atende anseios da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e fortalece os sindicatos da categoria, mas não analisa qual será o impacto nos empregos. A abertura em feriados estimula o consumo e em função da necessidade em se cumprir carga horária, também gera empregos. É aguardar para ver…

Maílson _ O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega profere palestra sobre as perspectivas da economia brasileira, nesta sexta-feira, dia 17, às 10h30, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). No mesmo evento, às 11h30min, o governador Jorginho Mello lança o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) voltado ao fortalecimento dos negócios sustentáveis e que vai garantir investimentos para empresas com práticas sociais, ambientais e de governança (ESG), além de inovadoras. 

Natal_ A CDL de Lages reedita a promoção Natal Premiado. Em breve o volume de prêmios será divulgado. Trata-se de um belo incentivo às compras na principal data do Comércio, o Natal. São vendas que movimentam a Indústria e também o setor de Serviço. Todos ganham. 


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário