logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Santa Catarina abre 12 mil novas vagas 

Santa Catarina registrou a abertura de 12 mil vagas formais de trabalho na economia em setembro. O setor de serviços apresentou a maior contribuição, com 7,1 mil empregos, enquanto a indústria gerou 1,4 mil vagas. De acordo com análise do Observatório Fiesc a continuidade do processo de desinflação, com a queda nos preços de alimentos e o reajuste do salário mínimo real vêm sustentando o consumo das famílias e o ritmo de geração de empregos no estado.

Na indústria, esse cenário teve reflexo na fabricação de produtos químicos e plásticos, que registrou a maior expansão de vagas no mês. O aumento da demanda das famílias por produtos de higiene e beleza e artefatos em material plástico, por exemplo, além do fornecimento de embalagens para setor alimentício, estimulou a geração de 538 vagas no setor. Já a fabricação de alimentos ocupou a segunda posição em setembro, com 522 empregos, principalmente nas indústrias de produtos panificados, laticínios e pratos prontos. 

Além disso, a retomada da produção no setor moveleiro gerou seu terceiro saldo positivo de vagas consecutivo no mês, com abertura de 135 vagas.  As indústrias de têxtil, confecção, couro e calçados e metalmecânica e metalurgia, também registraram abertura de empregos no estado.

Apesar desse crescimento em diversos setores, indústrias produtoras de bens de capital se mantiveram negativas, devido ao nível ainda elevado das taxas de juros na economia nacional.

Setor de embalagens foi um dos destaques em setembro na geração de vagas 

Foto: Filipe Scotti / Divulgação

“A fabricação de máquinas e equipamentos voltou a apresentar fechamento de vagas em setembro. A produção de maquinário para uso industrial é uma das atividades mais prejudicadas pelas restrições ao crédito, o que se reflete na geração de vagas do setor.”

Marcelo de Albuquerque, economista do Observatório Fiesc, sobre a geração de empregos em setembro


Turismo de eventos_ Excursões de municípios de todas as regiões de Santa Catarina estiveram em Lages no período de 23 a 27 de outubro ao longo de dois eventos, contabilizadas, em ambos, 4.100 pessoas espectadoras. O 1º Congresso de Educação da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Lages - Reflexões docentes na Integralidade, nos dias 23 e 24 de outubro, com 2.500 professores ativos da rede pública de ensino estadual, e a Festa/Encontro em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro) e aos 71 anos da Associação Catarinense de Professores (ACP), no dia 26 de outubro, engajou 1.600 professores aposentados, promovido pela própria ACP.  São eventos que movimentaram principalmente os setores do Comércio e Serviços.

Amures_ Os prefeitos da Amures aprovaram em assembleia, quinta-feira (26), a criação de uma identidade visual para a Serra Catarinense. A logomarca que representará os 18 municípios da Amures, está em produção pelo consultor e Designer Gráfico, Fernando Laske, empresário com larga experiência no desenvolvimento de marcas.

A partir de pesquisa de mercado com foco em atributos como o pinheiro araucária, montanhas, maçã, frio, uva, gralha, pecuária, pinhão, tropeiro e até energia eólica, Fernando Laske deverá conceber a identidade visual que está sendo desenvolvido em parceria com o Sebrae. Não há prazo para apresentação da identidade visual, mas será ainda esse ano.

No Rio Grande _ Um grupo de 22 empreendedores do turismo da Região Serrana, participante do Projeto Selo Serra Catarinense Sustentável, esteve em Viamão (RS), entre os dias 23 e 24 para conhecer a Fazenda Quinta da Estância, referência internacional em turismo ecológico e educacional. Na oportunidade conheceram de perto também a Estância das Oliveiras, a qual é destaque nacional e internacional com seus azeites de oliva.

No Rio Grande 2_ A Fazenda Quinta da Estância é referência em Turismo Rural, Ecológico, Pedagógico e Eventos do Brasil. Anualmente, recebe mais de 90 mil visitantes de todos os estados do País, além de países como Uruguai e Argentina, entre outros. Já a Estância das Oliveiras tem eleito o melhor Azeite de Oliva do Brasil e está entre os 10 Melhores do Mundo TerraOlivo Israel 2023.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário