logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Produtores querem evento para promover a truta

 A Serra Catarinense é a única região do estado e uma das poucas do Brasil que produz truta em cativeiro. Atualmente, o único evento realizado para promover esse peixe é a Fenatruta, que envolve restaurantes e pousadas de Bom Retiro e de Urubici. Mas, segundo a Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta), o maior consumo deste tipo de peixe está em Lages, onde um frigorífico faz o abate e processamento da carne. Desta forma, segundo os produtores, o ideal é que a cidade também desenvolvesse um evento para valorizar o peixe, como ocorre com a Festa da Tainha em municípios litorâneos.   

“Em Lages vem sendo pensada há muito tempo a possibilidade de se criar no município alguma forma de promover ainda mais o consumo da carne do peixe. Atualmente, a produção de truta na Serra Catarinense atinge índices de grande escala,” explicou release divulgado pela Acatruta. 

De acordo com a associação, a truta é industrializada em Lages na forma de filés com ou sem pele e também inteiro. A distribuição ocorre em supermercados locais e também em empreendimentos de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O frigorífico, inclusive, possui registro para exportação.  

Além de ampliar o consumo, a realização de um festival também estimularia a produção em larga escala. A truta se desenvolve apenas em regiões frias e com águas limpas e correntes, características encontradas em vários municípios da Serra Catarinense. A produção, desde que bem manejada, não inviabiliza outras atividades no meio rural e ainda garante ótima rentabilidade ao produtor. 

"É muito importante que o dinheiro do turista fique no município e gire localmente a economia."

Roni Rodrigues de Brito, consultor do Sebrae, falando em Urupema sobre a importância do artesanato no desenvolvimento do turismo

 

Asfalto_ Uma das metas da Amures e do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), para ajudar os municípios a ampliar a infraestrutura de pavimentação asfáltica, a aquisição de equipamentos e insumos para implantação de usina de asfalto e pavimentação de vias públicas, pode estar disponível ainda este ano.

 

Asfalto 2_ A empresa Lintec Ixon Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda, de Santa Rosa (RS), está em produção da usina de asfalto com misturador externo para produção de massas asfálticas com capacidade de produção de 100 a 120 t/h e totalmente automatizada. Até outubro a montagem deve ser iniciada no terreno no Bairro Ferrovia, em Lages. Em funcionamento, a usina será utilizada por todos os municípios da Amures.

  

Urupema_ A importância do artesanato para o desenvolvimento do turismo foi evidenciada durante palestra, em Urupema, recentemente, ministrada pelo consultor terceirizado em turismo, pelo Sebrae, Roni Rodrigues de Brito. Na abertura, definiu claramente o que é o turismo e como funciona na região. Na sequência, a abordagem avançou para a introdução do artesanato utilizando temas de atrativos naturais ou artificiais do turismo local, como forma de aproveitar a produção associada ao desenvolvimento prático do turismo.

 

Artesanato x turismo_ Conforme Roni explica, o artesanato é um dos fatores fundamentais para o avanço e o desenvolvimento turístico, pois, durante as visitações, se percebe que o turista gosta de levar souvenirs (lembrancinhas). A compra gera uma movimentação econômica no setor com efeitos diretos, indiretos e induzidos na economia local, gerando empregos, aumento de renda, e mobilidade social. 

 

Artesanato no Brasil_ Um dos mercados amplamente beneficiados pela ascensão da economia criativa no Brasil foi o de artesanato. Segundo dados IBGE de 2019, o setor movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano no país e é fonte de renda para aproximadamente de 10 milhões de pessoas. Essa receita é referente, principalmente, a pequenos negócios, sendo a formalização o principal desafio no setor. 

Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário