logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Invernada Adulta do CTG Barbicacho Colorado de Lages é campeã do Rodeio Os Praianos

A Invernada Adulta do CTG Barbicacho Colorado de Lages foi a campeã do 51º Rodeio Nacional e III Rodeio Artístico Cultural do CTG Os Praianos de São José, no último domingo (28). O grupo subiu ao palco com dezesseis pares e encantou o público com a apresentação das danças tradicionais do Tatú com volta no meio, Queromana, Balaio e Valsa da mão trocada.

A patroa geral do CTG, Priscila Antunes Werner, conta que o Centro de Tradição Gaúcha do Barbicacho Colorado foi fundado em 17 de fevereiro de 1961, em Lages. “O nome “Barbicacho Colorado” é referência direta à Anna Maria de Jesus Ribeiro, a heroína “Anita Garibaldi”, que na Revolução Farroupilha tirou do espartilho uma fita colorada para prender o seu chapéu. Temos hoje mais de 300 participantes diretos nos grupos de danças adulto, mirim, veterano e juvenil. Além de declamação e poesia, música instrumental e vocal, gaita e chula. Somos uma grande família e, por isso, essa conquista é de todos”, ressalta ela.

“Estamos muito felizes e orgulhosos. O ano de 2024 está sendo memorável para a história do Barbicacho. Em fevereiro, vencemos o Rodeio Internacional de Vacaria, considerado a Copa do Mundo das competições artísticas do tradicionalismo gaúcho. E agora essa linda vitória aqui nos Praianos”, comemora Schaina Marcon, patroa artística do Barbicacho Colorado.

 

"Circulando" será apresentado em Lages nesta sexta-feira

O grupo "Vergonha Alheia" promete levar o público do riso ao pranto com a história da palhaça Tchuvis, que em pleno isolamento social tem por companhia o seu rádio e xícaras de chá. A apresentação gratuita, com acessibilidade em libras, acontece nesta sexta-feira, às 20h, no Cine Teatro da Praça do CEU, a conhecida Pracinha da Cultura. 


"O Negócio da Moda",  evento que nasceu em Santa Catarina em 2015, realiza primeira edição em Goiânia no próximo mês

Em 2024, o evento "O Negócio da Moda - ONDM", criado em 2015 pelo empresário catarinense Ivan Jasper, será realizado pela primeira vez em Goiânia, capital de Goiás. O evento, que no ano passado reuniu cerca de 12 mil visitantes em Balneário Camboriú, e já esteve presente em edições anteriores em estados como Paraná e Pernambuco, já está com 100% dos estandes esgotados para exposição, para a sua primeira edição na região Centro-Oeste, no próximo mês.

Segundo Jasper, a intenção é levar o evento para todos os pólos têxteis do Brasil, América Latina e outros países. Em Goiânia, o evento será realizado nos dias 15 e 16 de maio, no Centro de Convenções da cidade.

Além de palestras e talks com nomes de destaque no circuito da moda brasileiro, o ONDM Goiânia contará, também, com uma feira de insumos para confeccionistas com 48 marcas expositoras já confirmadas.  "Esperamos muita geração de negócios entre os expositores e os visitantes. O público do evento é minuciosamente selecionado, o que garante sua qualificação e compatibilidade com as empresas presentes", adianta Jasper.

O cronograma completo dos dois dias do evento em Goiânia está disponível no site.


Com quase 10 quilos, pudim gigante lageano viraliza na internet

O mineiro Helton Angelo adotou Lages como sua terra e aqui já criou vasta freguesia para seus pães e pudins. “Há 30 anos produzo pudins e para festejar essa data resolvi me desafiar e fazer o maior pudim do Brasil”, conta ele que pesquisou na internet e identificou que os maiores feitos até hoje tinham oito quilos.

Com cinco litros de leite, 44 ovos, 12 latas de leite condensado, um quilo e meio de caramelo, e mais quatro horas de forno, Helton chegou ao seu objetivo. Um pudim de 9,3 quilos. “A ansiedade bateu na hora de virar a forma. Porque não adianta ser só grande. Precisava ficar bonito e lisinho. Consegui bater meu desafio. O maior pudim já fabricado no Brasil, segundo minhas pesquisas. Um pudim legítimo de leite condensado, sem trigo, amido de milho, gelatina, creme de confeiteiro, sem Ágar-ágar. Feito originalmente como manda a tradição "em banho-maria", sorri ele orgulhoso.

Para conhecer mais sobre a história de Helton, seus pães e seu pudim sigam no instagram @vinapiaa_

 

Professora de Lages ganha prêmio nacional

A professora de matemática, Schayla Letyelle Costa Pissetti, ganhou o 1º lugar do prêmio “Diamantes da Educação”, promovido pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Schayla leciona no curso de matemática da Uniplac e na Escola Municipal de Educação Básica Mutirão, e foi com um trabalho que desenvolveu com seus alunos do 9º ano que o prêmio veio. Com o título “Projeto Horta e Matemática: Gerando Renda e Conhecimento”, o projeto foi o vencedor do primeiro lugar na categoria "Anos finais do Ensino Fundamental II (6ª ao 9º ano)".

“Foi com muita alegria que viajei mais de 1,5 mil quilômetros até a cidade goiana de Iporá, e trouxe para Lages esse prêmio que tanto me orgulha, e me faz acreditar nas práticas inovadoras e criativas que desenvolvemos em sala de aula”, destaca ela.


Vem aí o Seminário Patrimônio Cultural na Serra Catarinense

O Seminário “Patrimônio Cultural na Serra Catarinense: 40 anos de conquistas e desafios" será realizado no mês de agosto de 2024, em Lages, e terá como temática a preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural na Região Serrana de Santa Catarina.

O evento assume importante papel por marcar quatro décadas da primeira ação de preservação na região, com o tombamento estadual (um dos primeiros realizados em SC) do Colégio Rosa, hoje Centro Cultural Vidal Ramos - SESC.

A organização do seminário promoverá a publicação de um e-book para difundir conhecimentos e facilitar a troca de experiências, a partir de uma chamada pública para submissão de resumos expandidos.

Fique ligado, em breve programação completa e abertura da chamada para submissão de trabalhos.

 

A Serra do Rio do Rastro estará temporariamente interditada neste final de semana

A Serra do Rio do Rastro estará fechada neste final de semana, dias 4 e 5, para a realização do "Rio do Rastro Marathon 2024- 0 Espetáculo". No sábado a interdição para o trânsito dos veículos será das 6h30 às 12h. Já no domingo será das 6h às 13h. A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina pediu ainda que a população planeje bem suas viagens pela região durante esses dias.

 

Prefeitos da Serra Catarinense reivindicam voo regular de Correia Pinto a Florianópolis

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) enviaram ofício ao secretário de Estado dos Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e ao governador Jorginho Mello, para a implantação dos voos regulares. “Têm voos diários para Florianópolis, de Chapecó e Porto Alegre pela Azul. E poderia haver escala no Aeroporto Regional em Correia Pinto. Vamos assinar essa solicitação de ofício e aguardar manifestação do Estado”, ressaltou João Cidinei. Vamos aguardar que esta seja uma realidade em breve.


“Caminhante não há caminho. Se faz o caminho ao caminhar”.

Antônio Machado

 



Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário