<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Exposição de Montes Ribeiro na Galeria de Arte da Villa Francioni é adiada para 2023

Por conta das fortes chuvas, a exposição do artista Luiz Arthur Montes Ribeiro, que seria lançada no próximo sábado, 3 de dezembro, na Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim, foi adiada para o dia 11 de fevereiro de 2023. A mostra intitulada “Borboletas Aladas e seus jardins imaginários” será inaugurada às vésperas da Vindima - festa da colheita de uva em toda região Serrana - e ficará disponível para visitação até meados de abril. Mas a Galeria não ficará sem belíssimas artes até lá. A exposição do artista Juarez Machado, “In Vino Veritas”, com 20 gravuras inéditas produzidas em Paris, com temas variados – vinhos, tango, jazz, festas - e castelos, permanecerá alimentando a cultura do lugar.

 

Estudantes da UFSC fazem imersão na Serra Catarinense

Estudantes das disciplinas de Fruticultura e Silvicultura, do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foram esta semana até a Villa Francioni, em São Joaquim, para ver de perto o processo de vinificação e degustar os vinhos elaborados pela vinícola. O encontro, que aconteceu nesta terça, foi coordenado pelos professores Alberto Brighenti e Ana Catarina Jakovac e guiado pela equipe da VF.  Segundo Brighenti, “esta viagem de estudos foi de grande importância para a formação dos estudantes de agronomia, pois puderam acompanhar na prática o funcionamento de uma vinícola, bem como conhecer melhor os vinhos de altitude”.

 

Reitor da Uniplac fez parte de comitiva catarinense que foi ao Japão e Singapura

O reitor da Uniplac, Professor Kaio Amarante, fez parte de comitiva, liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que viajou ao Japão e Singapura para visitar universidades, embaixadas e espaços de inovação nos países com a proposta de conhecer as prioridades no que diz respeito à pesquisa científica, ao desenvolvimento socioeconômico à e inovação.  “Fomos ver de perto novas possibilidades de parcerias internacionais e estudar as formas para viabilizar intercâmbios futuros”, conta o reitor. “Voltamos com uma bagagem repleta de conversas, apresentações e a própria vivência nos países asiáticos, que representam grandes potências no universo da ciência, da tecnologia e da inovação. Mas também, voltamos com a certeza de que estamos no caminho certo, pois muitas das práticas vistas na Ásia já utilizamos aqui. Foi uma grande troca e que trará bons frutos em um futuro muito próximo”.  

Além da Uniplac, o grupo contou com lideranças das IES Católica SC, Furb, IFC, Ifsc, UniSatc, UniSenai, Udesc, UFFS, UFSC, UNC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc. No site da Fapesc (https://fapesc.sc.gov.br/projeto_internacional/) já está disponível uma página na qual constam informações sobre a missão. O espaço será alimentado ainda com um relatório completo sobre cada uma das visitas e reuniões realizadas, assim como próximos contatos feitos e parcerias viabilizadas por meio das visitas. O espaço será um documento histórico sobre os frutos da Missão Internacional Japão Singapura 2022.




O espetáculo de final de ano da Movere Centro de Danças sempre é muito aguardado. Neste ano, a apresentação arrancou suspiros de uma plateia encantada com as danças que pareciam saídas direto de filmes. A “Broadway” estava literalmente no palco do Teatro do Colégio Bom Jesus! Parabéns para a diretora da Movere, Mayra Ceron Pereira, toda sua equipe e ao time de bailarinas e bailarinos. No registro, o grupo que encantou com a coreografia de “Dançando na Chuva”!

 

Destaque para a dedicada fonoaudióloga Juliana Zingalli

 

Doe Sangue. Salve Vidas.

Você sabia que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas? Sim. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos e salvar vidas. Por isso fica o convite: Faça sua parte! Adote a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. Faça como o Álvaro Joinha Mondadori e o Vinícius Mondadori. Pai e filho que já fazem a sua parte neste importante ato de doação de sangue.

 

Você conhece o Programa de Qualificação para Exportação?

Chegou em Lages o Peiex:Programa de Qualificação para Exportação, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que auxiliará as empresas brasileiras a iniciarem seu processo de exportação de forma planejada e segura. “Nós da Uniplac estamos felizes por poder proporcionar a Lages e região esse programa tão importante que capacitará as empresas para as relações internacionais”, ressalta a professora Sabrina Lopes Ern, coordenadora de Extensão da Uniplac.

Essa qualificação, coordenada pelo professor Julio Zilli, da Unesc, a Universidade do Extremo Sul Catarinense, será feita com base em visita aos empresários pelo técnico Mateus Simões, profissional responsável da Uniplac em disseminar o Peiex na Serra. “Serão abordados seis módulos que vão desde a prospecção de mercado, logística internacional e formação de preço, operações para exportação, operação financeira, promoção comercial e um módulo extra sobre exportação indireta”, explica ele.  “Além disso, há também a participação dos empresários em oficinas de qualificação coletivas ou individuais, a fim de potencializar o aprendizado que eles terão com os técnicos do Núcleo. Todo esse processo de atendimento não terá custo financeiro ao empresário, a empresa recebe ao final do atendimento um plano de exportação para orientar a sua inserção internacional”.

“O Peiex preparará as empresas para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos e serviços de forma planejada e segura. É a Uniplac cumprindo seu papel de Universidade Comunitária e investindo cada vez mais no desenvolvimento da Serra Catarinense”, conclui professora Sabrina. Mais informações em (49) 99934-4090.

 


Professora Bruna e seus bailarinos fazem bonito em festival de dança

Professora Bruna de Almeida Osório viajou com 62 bailarinos, de 10 a 29 anos, do curso de street dance da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, para o Festival Nacional de Dança em Garopaba, o Garopaba em Dança 2022, promovido entre 25 e 27 de novembro, representando Lages e a Serra Catarinense. Os dançarinos, divididos em um grupo avançado e dois grupos de nível intermediário, disputaram as categorias adulto e infanto-juvenil, no estilo urbano e livre. Cada grupo conquistou o troféu de 1º lugar no Festival Garopaba em Dança e as medalhas foram entregues a 2º e 3º lugares.

Emocionada, a professora Bruna conta que foi a primeira vez que participou de uma competição com seus grupos e a caminhada, segundo ela, não foi fácil. “Precisei realizar até uma feijoada para arrecadar dinheiro para conseguirmos pagar a hospedagem e alimentação. Mas com muito foco, disciplina, vontade, comprometimento e muito treino, os resultados apareceram e foram lindos! Chegamos a fazer ensaio de 8 horas por dia, mas tudo fluiu com o apoio dos pais e o esforço de cada bailarino”, ressalta Bruna. “Me sinto a pessoa mais orgulhosa do mundo por ter bailarinos tão bons e dedicados! Não obtive esse resultado sozinha, tudo foi fruto de um trabalho intenso coletivo, horas e horas de ensaio, treino físico e muito comprometimento”. Parabéns Bruna e a todo esse seu time de talento!



“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele”.

Buda


Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário