Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista |
Inspirador
E o vídeo postado no Instagram do Hospital Teresa Ramos (@hmtrlages), no último dia 29, mostrando Gabriel Ribeiro Becker (26), pós UTI, é mesmo inspirador e não foi à toa que viralizou. O rapaz aparece junto com a fisioterapeuta, Camila Nara Moraes, cantando Bohemian Rhapsody, do Queen. E eu que também me derreti assistindo este momento, fui saber mais a respeito conversando com a própria fisioterapeuta, que tem especialização em terapia intensiva e é apaixonada pela UTI. "É uma das músicas que mais gosto e comecei a cantar trabalhando com o Gabriel e qual não foi minha surpresa quando ele passou a me acompanhar. Foi emocionante demais porque ele passou por um período crítico, precisando até mesmo de traqueostomia. Jamais imaginei que ele reagiria desta maneira", conta ela. O momento chamou a atenção de toda equipe UTI que também vibrou com a cena e acabou filmando. Camila diz que já contou ao Gabriel - que continua internado, pois foram quase dois meses de hospital, um deles passou sedado - que ele está famoso.
Diz aí Camila: "A UTI do Tereza Ramos montou uma equipe humanizada, preocupada com o bem estar do paciente, sabendo muito bem que o ser humano que está aí é um ser humano que é o amor de alguém. Então sempre levo isso nos meus atendimentos, independentemente do paciente estar sedado ou acordado. É preciso que a humanização e acolhimento dividam espaço com a técnica". Linda ela, né. P.S.: enquanto eu escrevia esta nota, o vídeo contava com cerca de quatro mil visualizações.
Camila, a fisioterapeuta que cantou Queen com seu paciente Gabriel
Dinamismo
E a gente precisa comemorar porque o nome de Lages também ganha destaque, afinal, a menina nasceu aqui, se formou aqui e ainda mora por aqui. Sim, estou falando da Júlia Adhara, a jornalista que aos 21 anos ganhou o 7º Festival Nacional de Cenas Curtas. Ela competiu com feras, com profissionais acostumados com esse tipo de evento. Uma das juradas, inclusive, disse que quando iniciou a análise dos trabalhos a comissão já tinha uma ideia de quem eram os autores, "aí no meio deles surge essa menina que ninguém nunca viu e nos brinda com um trabalho desses". O curta "Eu, Amor", foi todo idealizado pela jornalista que editou, dirigiu, escreveu, cuidou da cenografia, do figurino e ainda atuou. E fez tudo isso usando apenas um aparelho celular.
Os jurados
"Uma cena redonda do início ao fim". "Cena encantadora, elegante, sensível, madura". "Um trabalho que podemos chamar de curta e que precisa ser visto nos festivais de cinema". "Uma história bem contada, tem toda uma coloração, um texto e cena especial demais". "Cena impecável, a atriz é maravilhosa, um texto poético...". "Cena parece um curta, mas ela também poderia ser um conto, mas eu também veria ela num palco e a leria num livro...". Estes foram alguns dos muitos comentários feitos pelos jurados que participaram da grande final na noite de sábado (31), e que teve nomes da dramaturgia brasileira como os das atrizes Mariana Santos ("Pega-Pega"), Juliana Trevisol ("Pega-Pega" e "Gênesis"), Cristina Pereira ("Pega-Pega" e "Salve-se Quem Puder") e Adriana Birolli ("Fina Estampa" e "Império"), e os atores Flavio Bauraqui ("Arcanjo Renegado" e "Filhos da Pátria"), e Bernardo de Assis ("Salve-se Quem Puder"). Não é para se orgulhar?!
Diz aí Júlia: "Foi um encontro lindo, cheio de gente talentosa, com futuro brilhante pela frente! Só tenho a agradecer a organização, os jurados e o pessoal que torceu demais por mim. 'Eu, Amor' é visceral. Veio do fundo do coração".
Julia cuidou da edição, direção, texto, cenografia, figurino e
atuação do curta que lhe rendeu o primeiro lugar no Festival Nacional
À mesa
Está bem próxima a inauguração do Cerro Azul Hotel Fazenda, construído na Coxilha Rica. Recentemente, a nova alternativa de turismo da serra catarinense realizou degustação dos alimentos que serão servidos nos seus buffets e a exigência dos proprietários: produtos genuinamente regionais e o mais natural possível. ngelo Mário Alferi, natural de Veneto/Itália e formado em gastronomia, foi um dos que teve seus quitutes selecionados. O italiano que fixou residência em Urupema, e é proprietário do PSA Orgânicos (@psaorganicos), planta praticamente tudo o que usa para elaborar seus quitutes como as geleias de mirtilo, morango e kiwi, beringelas para sua caponatas. É mão cheia também na produção de pães, bolachas... O strudel de maçã que ele faz é dos deuses (provei e aprovei). ngelo é também mestre sorveteiro, onde atuou na função por cerca de 20 anos na Alemanha. A apresentação gastronômica do italiano contou com o apoio e a supervisão de Rosa Abou Hatem.
Angelo e Rosa fazem parte do público seleto que teve
a oportunidade de conhecer o Cerro Azul Hotel Fazenda
antes da inauguração
Medalha para Lages
E talvez devido às Olimpíadas, a gente não tenha tido tempo para acompanhar o que anda acontecendo no esporte nacional e nas conquistas de atletas que têm feito a diferença. Na última semana, por exemplo, aconteceu em Recife (Pernambuco), o Campeonato Brasileiro de Natação Juvenil de Inverno/ 2021 - Troféu Arthur Sampaio Carepa. Lages se fez presente e medalhou. A atleta Gabriela dos Santos (15 anos) levou bronze nos 200 metros nado peito. Já Isadora Schwahn de Moura, que também representou muito bem nossa cidade, nadou 100 e 200 metros nado costas. O técnico Marcel França Maltez comemorou as participações e resultados das meninas, uma vez que para participar de campeonatos desse nível é necessário que atletas tenham índice brasileiro, que é um tempo estipulado em piscina longa de 50 metros. E Gabriela e Isadora, treinadas por Marcel, têm feito bonito.
Vanessa Moresco, Marcel França e as atletas Gabriela
e Isadora. Lages muito bem representada em Campeonato
Nacional de Natação
Curtas
*Ainda tem tempo para os filhos levarem seus pais ao Lages Garden Shopping. É que por lá está acontecendo a campanha "é coisa de pai", com uma programação que envolve "muuuita coisa de pai". Na praça de alimentação, por exemplo, foi montada uma mesa de sinuca.
*Por lá tem ainda encontro de antigos montado no estacionamento externo do shopping, degustação e vendas de vinhos e cervejas, feira de discos de vinil, apresentações musicais e todas as lojas abertas para você escolher o presente que seu paizão merece.
*Na véspera do dia dos pais (amanhã), o fotógrafo e empresário Hans Peter, chamou Pablo Borba e Vinícius Porto para animar noite dos frequentadores do La Brasa Burguer. Boa música e gastronomia de primeira. E no domingo (8), aí sim os meninos do Omega Trio estarão todos presentes para um sunset (final de tarde), na cervejaria L'Jaika.
*Aos bocudos de plantão, lembro que estou divulgando eventos porque todos os locais citados estão recebendo público respeitando as normas de segurança contra a Covid.
Deixe seu comentário