<
logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Horizonte

Tanta coisa para dizer, para mostrar. Tanta coisa para firmarmos, para corrermos atrás, para realizarmos. É, toda mudança de ano é assim: planejamos, nos sentimos fortes, cheios de energia para realizarmos tudo o que nossa mente deseja. É assim não é? Então 2021 foi um ano tão esquisito, tão diferente... Não sei vocês, mas tinha dias que eu não sabia que dia da semana era. Sobreviveríamos a tanto? Sim, sobrevivemos a um ano atípico, cheio de medo, de dúvidas, de notícias ruins.... A palavra que mais ouvimos foi: vacina. Por todos os lados, por onde quer que olhássemos, lá estava ela mostrando-se ser a única saída para nos livrarmos de uma doença avassaladora e que não fazia (faz) distinção alguma. É, 2021 passou, mas a covid continua nos assombrando, mostrando que ainda não está satisfeita com o comportamento de muitos que continuam cegos daquilo que é tão real. A Covid não é tupiniquim. Ela é do mundo. Se espalhou pelos quatro cantos, sarcástica, destruidora, ameaçadora... Tudo o que mais desejamos para 2022 é que ela se dissipe, que nos deixe em paz. Mas só conseguiremos chegar a este ponto se continuarmos brigando para que mais e mais pessoas se vacinem. Faça sua parte. Por mais cabeça oca que seja a sua em aceitar um gesto tão simples e a disposição de todos, apenas vacine-se!


Lia Raineski passando férias na Alemanha. É naquele país europeu que mora

sua irmã, Camila Zapelini (coordenadora de cursos Deutsch Akademie), com o

marido, João Camara (customer success manager, com startup em Berlim).

Jovens, lindos e talentosos; os dois têm levado Lia (que retorna a Lages em

fevereiro) para visitar a rica cultura de um país que é a casa das 100 melhores

universidades do mundo e um dos destinos mais cobiçados para quem quer estudar.


Pincéis

As pinturas de Marzio Lenzi chegaram a São Paulo. No final do ano passado, o rapaz andou por lá e aproveitou para visitar o restaurante espanhol Sevilla Puros, na Oscar Freire. Porque é lá gente - neste lugar poderoso - que estão expostos vários dos seus quadros. Ele mesmo conta que ficou surpreso com o que viu no famoso espaço gastronômico e disse que tem "praticamente uma galeria de suas obras na capital paulista". E foi este mesmo empresário (proprietário do restaurante) que também presenteou amigos espanhóis com mais quadros de Marzio. Aliás, na família Lenzi tanto o pai (Marcos), como o irmão (Samuel), sabem usar e muito bem os pincéis e tintas numa tela em branco. É tanta coisa linda que sai das mãos deles que fica difícil apontar a melhor. Ah, no Sevilla Puros, além das obras de Marzio, tem ainda uma imagem de 10m de altura da santa espanhola Virgen Del Rócio, uma pintura manual sobre azulejo feita por Samuel e da qual Marzio tem o maior orgulho.


Marzio Lenzi e sua homenagem à catedral de Lages, que acaba de completar o

seu centenário. O rapaz tem feito sucesso com sua pintura


 Luísa

Acompanhei, por um bom tempo, a história de Vanessa Moresco e Marcel França. Fiz por alguns anos natação com um dos melhores técnicos da modalidade. Aprendi a nadar e perdi o medo da água com Marcel. Vanessa (que é toda alongada devido ao pilates que pratica dando aulas) nadava nos mesmos dias que eu, aliás, nadava e treinava todos os dias, pois participava de campeonatos em mar aberto sob o olhar vigilante e cuidadoso do seu companheiro. E desafios sempre foi com ela mesma e, agora está vindo o maior deles e um dos mais esperados pelo casal. Vanessa e Marcel vão ser papais de uma menina. Luísa Maltez Moresco nasce na primeira semana de junho.


O sexo do bebe de Vanessa e Marcel foi revelado durante passeio do casal,

nas cataratas de Foz do Iguaçu


Sutileza

Na última coluna de 2021, contei um pouco sobre o momento em que Samantha Sayuri Molin de Abreu está vivendo. Lembram? Samantha é a garota que tem câncer e que deixa claro, em suas publicações, que escolheu a vida. Ela tem levado sua doença com leveza e determinação na cura. Da nota que publiquei - onde ela conta como o câncer a esta curando - , recebo sua resposta inspiradora. Diz aí Samantha: "Gratidão Carla. No início tinha dificuldades de assimilar que as pessoas se espelhavam em mim, e com o tempo isso foi ficando mais visível e fácil de compreender. Uma das coisas que mais amo é escrever. Consigo passar para o papel tudo o que sinto e com isso tenho mudado não só a minha vida, mas sim a vida de muitos ao meu redor. E isso é muito gratificante, todo este reconhecimento me faz ter certeza de que ainda estou aqui e que ninguém vem ao mundo por acaso. Talvez minha missão seja essa: fazer com que as pessoas vejam o lado bom da vida e literalmente vivam! ". Ah, essa garota é mesmo uma lição de vida.


Curtas

*O litoral catarinense vai ganhar um túnel subaquático com uma profundidade de 23 metros. Obra grandiosa, e orçada em R$ 629 milhões, vai ligar o municípios de Itajaí a Navegantes. A previsão é terminar o túnel, inspirado no projeto do Santos-Guarujá (SP), em 2028.


*Vem cá: você já andou de tobogã em Lages? Não? Então dá uma passadinha pela Rua João Maria Faustino dos Santos e adjacências que te levam à Unidade Básica de Saúde do Bairro São Pedro.


*Como aquela comunidade pode viver desse jeito? E olha que ao lado do posto de saúde tem uma escola. Prefeito (interino, Ceron de férias) Juliano Polese, que sempre foi ligado à saúde, dá uma passada por lá e toma uma atitude.


*Fernando Leão, sempre muito ligado a Lages (hoje mora e trabalha na Bahia), está com um canal no YouTube, onde apresenta o projeto Memórias Lageanas, uma web série que vai ao ar todas as quartas (www.youtube.com/fernandoleao). No ano passado, foram apresentados cinco episódios e, este ano, retorna a partir de fevereiro. O mais interessante é que o Fernando tem feito um resgate bacana do que ele filmou desde que adquiriu (num consórcio) sua filmadora. E isso foi lá pelos idos dos anos 80. Gravações inéditas sobre Lages e sua gente, feitas em fitas VHS que agora estão sendo colocadas no ar.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário